17 Mar, 2021

Está na altura de “Olhar pelas Suas Costas”

Campanha alerta para as consequências do teletrabalho e os cuidados a ter para cuidar da saúde da sua coluna.

Um ano depois de ter sido descoberto o primeiro caso de covid-19 em Portugal, a grande maioria dos portugueses continua num regime de teletrabalho. Para alertar para os principais cuidados a ter com a sua coluna, a campanha “Olhe pelas Suas Costas” partilha um conjunto de exercícios de fortalecimento muscular e postura a adotar enquanto está sentado.

“Passou um ano desde o início da pandemia, o que significa que, para algumas pessoas, o teletrabalho dura há uns largos meses. Consequentemente, foram muitos os portugueses que tiveram de adaptar as suas tarefas diárias ao formato online, passando o dia sentados em frente ao seu computador. Torna-se imperativo adotar vários cuidados para garantir a saúde da coluna, como manter uma postura correta e não estar na mesma posição durante horas seguidas”, alerta o neurocirurgião e coordenador da campanha, Bruno Santiago.

A longo prazo, o que começou como uma pequena dor, poderá tornar-se numa dor crónica, trazendo consequências para a vida pessoal e profissional dos afetados. Com a pandemia e a adoção do teletrabalho, este problema poderá vir a afetar ainda mais portugueses. Além  das dores, a má postura e a falta de exercício poderão trazer consequências ainda mais graves, como o desgaste dos discos e outras lesões (por exemplo, hérnias discais).

Cuidados a ter quando está sentado” e “Exercícios para fazer em casa” são dois dos vídeos disponíveis na plataforma de Youtube da campanha, que deixa algumas recomendações enquanto está em teletrabalho.

Essas recomendações passam por não ficar na mesma posição durante longos períodos de tempo, sendo fundamental fazer intervalos regulares e caminhar um pouco pela casa, alongando os músculos e as articulações. Não trocar de posição durante várias horas poderá tornar a coluna mais rígida e aumentar a tensão muscular.

Prestar atenção à postura enquanto trabalha é igualmente importante. Deve, por isso, manter as costas encostadas, a cabeça equilibrada, o olhar direcionado para a frente, os ombros relaxados, cotovelos e joelhos dobrados num ângulo de 90º e os pés apoiados no chão.

A escolha do local da sua casa é também relevante neste processo. Não ceda à tentação de trabalhar na cama ou no sofá, mesmo que seja apenas durante algumas horas. Opte por escolher uma cadeira com um bom apoio das costas e uma mesa que permita manter o monitor ao nível dos olhos e o teclado ligeiramente abaixo do nível dos cotovelos.

A atividade física é ainda essencial para a saúde das suas costas. Mesmo em casa, é fundamental não esquecer os exercícios de fortalecimento dos músculos das costas, da região abdominal e dos membros inferiores. Se tiver apenas 10 minutos para o fazer, força! O exercício físico é o pilar da prevenção e dos tratamentos dos problemas relacionados com a coluna, por isso, qualquer atividade física é melhor do que nenhuma, existindo exercícios muito simples que podem ser facilmente realizados em casa. Sempre que possível, faça caminhadas.

“Por si só, as dores nas costas afetam cerca de 7 milhões de portugueses em algum momento da sua vida e a pandemia só acentuará este problema. É importante ter em atenção as pequenas ações diárias que fazemos ou não enquanto estamos em teletrabalho. Já passou um ano, esperar por amanhã poderá ser fatal para a saúde das suas costas”, concluiu Bruno Santiago.

Esta iniciativa tem a chancela da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, da Associação Para o Estudo da Dor, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação e da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.

 

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