27 Mar, 2023

Em apenas 80 dias tratamento eliminou metástases do cancro da mama

O cancro da mama está a afetar cada vez mais mulheres jovens e de uma forma agressiva. Um estudo norte-americano dá mais um passo na descoberta de um tratamento-travão para as metástases.

Um grupo de investigadores dos EUA desenvolveu um método que permitiu eliminar metástases de cancro da mama em ratos. O trabalho foi publicado na revista Cancer Discovery. Todos os ratos expostos ao tratamento inovador estavam vivos e livres de cancro após 80 dias, de acordo com informação dos cientistas  da Universidade de Medicina de Washington em St. Louis, nos EUA.

O método envolve a combinação de dois tratamentos já existentes, que trabalham em paralelo para assegurar a eliminação das células cancerígenas. O primeiro envolve a reprogramação do microambiente do tumor para que este se torne mais vulnerável aos ataques do sistema imunitário através do bloqueio da molécula p38MAKP.

O segundo método passa por estimular a atividade dos linfócitos T, de modo a aumentar a sua capacidade de identificar e combater as células cancerígenas.

No estudo foi possível observar ainda que o sistema imunitário dos ratos desenvolveu memória a longo prazo.

SO

Notícia relacionada

Reportagem. “São cancros da mama muito graves, obrigam-nos a optar mais vezes pela mastectomia”

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais