Medical Director da MSD Portugal

E-Learning SIGA A Doença Vascular Pulmonar: um momento de partilha e de atualização

A MSD celebra 50 anos de presença no nosso País onde, com orgulho, sentimos que temos contribuído, ao longo destas cinco décadas, para a melhoria da saúde dos portugueses, através dos nossos medicamentos e vacinas e, também seguramente, através de parcerias no desenvolvimento de programas de educação médica continuada, no sentido de congregar conhecimento científico e prática clínica. Entendemos ser nossa responsabilidade e fazemo-lo pela ciência, em parceria com a Academia, com as Sociedades Médicas, com os Profissionais de Saúde.

O E-Learning: Siga A Doença Vascular Pulmonar, que resulta de uma parceria da MSD com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia é dirigido a Profissionais de Saúde, principalmente nas especialidades de cardiologia, medicina interna e pneumologia e é representativo desta incessante busca de maior e melhor conhecimento cientifico, indo de encontro às necessidades reais dos Profissionais de Saúde e pretendendo ser uma mais-valia no diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos doentes, dando uma especial relevo à prática clínica diária.

Ao longo deste curso online, que se distingue pelo seu programa bastante completo e que tenta colmatar a falta de conteúdos pedagógicos em algumas das áreas sobre as quais incide, vamos contar com o valioso contributo de reconhecidos especialistas nacionais. Outra característica importante, que merece ser destacada, é o investimento técnico que foi realizado de forma a que este E-Learning seja graficamente atrativo.

Constituído por cinco módulos, o E-Learning Siga A Doença Vascular Pulmonar começa por abordar os avanços alcançados na área da doença tromboembólica aguda, como os novos dados relativos a biomarcadores de diagnóstico, a nova abordagem à estratificação e risco, entre outros. Este primeiro módulo será dado pelo Dr. Daniel Ferreira e pelo Dr. João Pacheco Pereira e servirá como base para outros módulos do curso.

O segundo módulo será lecionado pelo coordenador científico deste curso online, o Prof. Doutor Rui Baptista, em parceria com a Dr.ª Tatiana Guimarães e vai centrar-se na epidemiologia e fisiopatologia da Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crónica (HPTEC).

Um terceiro momento irá incidir sobre o diagnóstico e, aqui, o Prof. Doutor Mário Santos e a Dr.ª Filipa Ferreira vão clarificar, em pormenor, as técnicas de diagnóstico mais utilizadas para chegar ao diagnóstico final.

No quarto módulo, a Dr.ª Graça Castro e o Prof. Doutor André Luz aprofundam o tratamento da HPTEC, abordando aspetos como a elegibilidade, opções e resultados das estratégias médicas.

Por último, o quinto módulo traz uma componente prática a esta formação e será o momento em que os participantes terão a oportunidade de consolidar os conhecimentos adquiridos no decorrer de tudo o curso, através da análise e discussão de quatro casos clínicos, conduzidas pela Dr.ª Maria José Loureiro e pelo Dr. Rui Plácido.

Enquanto doença rara, a HPTEC ainda aparece no final do esquema de diagnóstico, fazendo com que decorra um considerável intervalo de tempo entre o aparecimento de sintomas e o diagnóstico final. Neste sentido, o nosso objetivo é contribuir para a diminuição deste período de tempo, dotando os Profissionais de Saúde dos conhecimentos necessários para que se possa agir de forma mais imediata, produzindo melhores resultados para os doentes.

Sendo as Doenças cardiovasculares ainda a principal causa de morte em Portugal, acreditamos que também assim, estamos a viver a nossa missão de melhorar e salvar vidas.

 

ler mais

RECENTES

ler mais