7 Mar, 2023

Divulgados novos dados do programa de colaboração e investigação para a cura da infeção por VIH

Os resultados do programa de investigação para a cura da infeção por VIH-1 incluem dados de três estudos que avaliam estratégias para manter o controlo virológico na ausência de TARV.

A Gilead Sciences, Inc. anunciou os resultados de quatro estudos colaborativos que avaliam novas combinações e estratégias de investigação com potencial para atingir o reservatório do vírus VIH ou melhorar a resposta imunitária para manter o controlo virológico na ausência de terapêutica antirretrovírica (TARV).

Estes resultados representam a abordagem multidimensional do programa de investigação para a cura da infeção por VIH que a Gilead tem em curso. Os dados foram apresentados na Conferência sobre Retrovírus e Infeções Oportunistas (CROI) 2023, em Seattle.

Os resultados do programa de investigação para a cura da infeção por VIH-1 incluem dados de três estudos que avaliam estratégias para manter o controlo virológico na ausência de TARV. Os dados de fase 2 do estudo TITAN mostram que o tratamento com os anticorpos amplamente neutralizantes do VIH-1 resultou num atraso significativo na recorrência (rebound) viral.

Um estudo de fase 1/2, realizado pela Universidade da Califórnia em São Francisco, com o apoio da Gilead Sciences e da amfAR, The Foundation for AIDS Research, mostrou evidência de que a imunoterapia combinada constituída por uma vacina, um imunomodulador e bNAbs pode levar a um controlo virológico. Um outro estudo de fase 2, AELIX-003, mostrou que uma combinação de uma vacina e um imunomodulador induziu uma forte resposta das células T.

“Os resultados do estudo TITAN são um exemplo do progresso que as parcerias de investigação podem representar na procura de uma cura para a infeção por VIH e demonstram o potencial das estratégias combinadas e o seu papel fundamental nessa procura”, disse Ole Søgaard, professor no Departamento de Doenças Infeciosas na Aarhus University, na Dinamarca.

Um quarto estudo pré-clínico em modelos de macaco, realizado em colaboração com a Gritstone bio, Inc., mostrou que o vírus da imunodeficiência símia (VIS) ChAd e as vacinas SamRNA combinadas com imunomoduladores induziram uma forte resposta imunitária.

“Os insights gerados pelos estudos apresentados no CROI este ano estão a permitir aprofundar o conhecimento científico sobre os potenciais caminhos para a cura da infeção por VIH e a expandir a compreensão global do papel que os anticorpos neutralizantes, vacinas e moduladores imunitários podem desempenhar no futuro da infeção por VIH para as pessoas que vivem com o vírus”, disse Devi SenGupta, Executive Director, HIV Clinical Development, Gilead Sciences.

A cura da infeção por VIH continua a ser o grande objetivo da Gilead colocando todos os esforços num programa abrangente de investigação e desenvolvimento para a cura que está a avançar com rapidez e determinação. À medida que a Gilead prossegue com testes aos regimes potencialmente curativos em investigação, as parcerias e colaborações da empresa são mais importantes do que nunca neste complexo esforço. O trabalho da Gilead para desenvolver uma cura para a infeção por VIH é uma parte do importante papel da empresa nos esforços globais para acabar com a epidemia e parte do seu foco na inovação centrada na pessoa.

Não há cura para a infeção por VIH ou SIDA. A informação aqui veiculada é meramente aspiracional. A segurança e eficácia dos regimes aqui considerados não foi ainda avaliada pelas autoridades competentes.

COMUNICADO 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais