Dia Mundial da Fisioterapia
A 8 de Setembro comemora-se o Dia Mundial da Fisioterapia e este ano, a World Physiotherapy enfatiza o envelhecimento saudável, com foco especial na prevenção de quedas e fragilidade da população sénior.

Realça-se assim, o papel essencial da fisioterapia na promoção da saúde e da qualidade de vida ao longo do ciclo de vida, com três eixos fundamentais: 1) envelhecimento saudável (permanecer ativo, manter relações sociais e continuar a fazer o que se valoriza com o avançar da idade); 2) prevenção de quedas (reforçar o equilíbrio, a força e a mobilidade para evitar lesões) e 3) prevenção da fragilidade (adotar hábitos saudáveis e programas de exercício físico adaptado, em todas as idades).
Há que salientar, que em 2050, mais de 2 mil milhões de pessoas terão 60 anos ou mais, sendo o envelhecimento populacional um dos maiores desafios de saúde pública do nosso tempo.
O exercício regular é fundamental para prevenir doenças crónicas, quedas, declínio cognitivo e fragilidade física. A fisioterapia ajuda a manter a mobilidade, a autonomia, a confiança no movimento e a melhorar a qualidade de vida. A prevenção da fragilidade é possível em qualquer idade: Nunca é tarde para começar a praticar exercício. As quedas não são inevitáveis: a Fisioterapia tem um papel determinante na sua prevenção e na recuperação funcional.
Os Fisioterapeutas são especialistas em movimento e exercício, assim podem:
- Prescrever programas de exercício adaptado;
- Melhorar o equilíbrio e a força muscular;
- Prevenir quedas e promover a confiança no movimento;
- Ajudar a recuperar de lesões, doenças ou cirurgias;
- Trabalhar com equipas multidisciplinares na promoção da saúde da pessoa idosa.
Bem hajam, fisioterapeutas!!!
Autoras: Ana Silva e Catarina Assis, fisioterapeutas
Notícia relacionada
Recuperar e prevenir: o papel da fisioterapia no rendimento e na longevidade desportiva