Sofia Ferreira - Diretora Geral Mundipharma

Dia Mundial da Diabetes: Uma sociedade em alerta

Dia 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes, como se sabe uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue – hiperglicemia – e que é cada vez mais frequente na nossa sociedade.

Crê-se que em Portugal, mais de 1 milhão de cidadãos no grupo etário entre os 20 e os 79 anos sofre de Diabetes. Um número que continua a aumentar anualmente e para o qual nunca é demais alertar. Diariamente são diagnosticados em Portugal cerca de 200 novos doentes, com diabetes.

A Mundipharma aparece nesta área com o objetivo de oferecer soluções terapêuticas inovadoras, por isso em 2018 lançou o seu primeiro fármaco inserido dentro da classe dos tratamentos mais inovadores, os ISGLT2.

 Segundo dados da Federação Internacional da Diabetes (Internacional Diabetes Federation – IDF), é estimado que existam 425 milhões de pessoas em todo o mundo a viver com diabetes e que cerca de metade desconheça esse diagnóstico, sendo maioritariamente casos de diabetes tipo 2. Esta é uma patologia com importantes e graves implicações sociais, económicas e humanas, associada a elevados custos sociais e dos sistemas de saúde.

Dentro do nosso propósito de termos o foco no paciente em tudo o que fazemos, apostamos na investigação e desenvolvimento e esforçamo-nos diariamente para oferecer medicamentos inovadores, mantendo-nos sempre fiéis ao nosso compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Acreditamos que o tratamento da Diabetes deve ser individualizado e centrado no doente. As modificações do estilo de vida devem ser parte integrante do seu plano terapêutico e o doente deve estar ativamente envolvidos na decisão do tratamento.

Tenhamos em consideração os números do Relatório do Programa Nacional para a Diabetes 2017: em Portugal estima-se que a diabetes afete 13,3% da população com idades entre os 20-79 anos e 44% dos quais desconhecem ter a doença. Pretendo com isto dizer que, o futuro passará não só por desenvolver terapêuticas que permitam este “tratamento holístico”, mas também por identificar precocemente fatores de risco para um diagnóstico correto e atempado – é essencial a realização de campanhas de sensibilização para esta doença.

Desde o início da nossa atividade, em 2016, que a Mundipharma aposta em campanhas que aparecem não só como instrumentos de sensibilização da população em geral, mas também como verdadeiras ferramentas de parceria com as sociedades médicas e associações de doentes. Apostamos em abordagens que estejam em linha com os nossos valores e que toquem a população em geral, que façam pensar.

Na nossa perspetiva, é importante aumentar a consciencialização sobre o impacto que a diabetes tem sobre a família, bem como promover o papel da família na gestão, cuidado e essencialmente na prevenção e educação para a Diabetes.

Desde o ano de 2017 que celebramos o Dia Mundial da Diabetes com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), para alertar para as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos e este ano não foi exceção.  Quisemos mais uma vez associarmo-nos a esta Associação (que este ano comemora os seus 95 anos de existência) e foi com enorme satisfação que em conjunto apoiámos a realização de um documentário, que será apresentado publicamente em breve e que conta na primeira pessoa como é viver com a esta doença.

O Dia 14 de Novembro existe por causa destes testemunhos e de todas as outras pessoas com diabetes. Para que juntos consigamos travar o crescimento imparável da pandemia de Diabetes.

ler mais

RECENTES

ler mais