21 Mai, 2020

Surto de Covid-19 no Santa Maria: Já há 12 casos confirmados

Nove profissionais de saúde e três doentes do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, testaram positivo, sendo que a DGS tinha apenas confirmado dois casos na terça-feira.

Nove profissionais de saúde e três doentes do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, testaram positivo à covid-19, afirmou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, referindo que ainda há 25 análises em curso.

“Há nove profissionais de saúde que testaram positivo, 35 que testaram negativo e 25 análises ainda em curso”, afirmou a responsável da Direção-Geral da Saúde, na conferência de imprensa relativa ao ponto da situação da covid-19 em Portugal.

De acordo com Graça Freitas, três dos doentes internados testaram positivo e já foram transferidos para unidades dedicadas a pessoas com covid-19, frisando que “a situação neste momento é estável”.

Questionada sobre o documento publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que admitiu que continua por provar a possibilidade de transmissão por contacto com superfícies ou objetos contaminados com o vírus, Graça Freitas vincou que a DGS vai continuar a considerar as superfícies como potencial fonte de transmissão da covid-19, até haver evidências mais sólidas do que aquelas que existem neste momento.

Graça Freitas vincou que a DGS continua a pôr “muita ênfase na desinfeção das superfícies”, visto que não há uma “certeza absoluta” de que não possa haver o risco de transmissão.

“Uma das coisas que caracteriza esta pandemia é o grau de incerteza. A essa incerteza deve seguir-se um grau de humildade e precaução. A própria OMS continua a recomendar fortemente a higienização de superfícies e objetos para minimizar o risco de contágio”, vincou.

Durante a conferência de imprensa, Graça Freitas disse ainda que não está definida uma data para a reabertura de ginásios e academias, referindo que continua a trabalhar com as associações do setor.

SO/LUSA

 

[box] Notícias Relacionadas:

Covid-19: Cerca de 44% das pessoas com sintomas ligeiros têm poucos anticorpos

Com um nível de anticorpos muito baixo, e com pouca capacidade neutralizante, os infetados não ficam imunizados contra o coronavírus, revelam os testes divulgados.

Covid-19: Um em cada cinco suecos em Estocolmo terá desenvolvido anticorpos

Um estudo da Agência de Saúde Pública da Suécia estima que cerca de 20% dos habitantes da capital sueca já tenha contraído a doença.

[/box]
ler mais

RECENTES

ler mais