Conselhos para gerir a Esclerose Múltipla em tempos de Covid-19

Vários especialistas de saúde juntaram-se para, através de uma sequência de 10 vídeos, transmitir conselhos a todos os doentes.

O primeiro vídeo já se encontra disponível na conhecida plataforma “alÉM das Histórias”, um canal de Youtube dedicado à EM. O médico neurologista Filipe Palavra partilha com os doentes algumas dicas essenciais para a gestão da Esclerose Múltipla a partir de casa. O vídeo por ser visualizado aqui.

O especialista Filipe Palavra aconselha os doentes de Esclerose Múltipla a “não deixarem de fazer o seu tratamento”, e a entrar em contacto com o seu médico assistente, caso se verifiquem novos sintomas da doença. Aconselha também os doentes a manterem-se ativos, apelando para que estes se “mexam pela sua saúde.” Uma alimentação equilibrada e a organização do dia-a-dia de forma a conseguirem praticar algum tipo de atividade física, é algo que o especialista considera importante.

O médico neurologista relembra ainda que é importante, neste período de maior confinamento e distanciamento social, dedicar tempo para realizar atividades cognitivas, como por exemplo “ler o livro que há tanto tempo queria ler, e a série que tanto queria ver.”

Por último, o Dr. Filipe Palavra deixa a mensagem de que é preciso “ser resiliente”, e que “nada é eterno”, acrescentando ainda que é importante acreditar que tudo voltará à normalidade.

Ao longo das próximas nove semanas será ainda possível ouvir conselhos de outros médicos, tais como: Simone Fernandes, nutricionista, de Cristina Rodrigues, enfermeira, Ana Carina Resina, psicóloga e José Feio, farmacêutico.

SO/CO

ler mais

RECENTES

ler mais