Opinião | Vice-presidente da SPDV e Membro da Comissão Organizadora e Científica do XX Congresso Nacional

Congresso da SPDV. “Ambiente tradicionalmente coloquial, mas exigente e amigável”

O XX Congresso Nacional de Dermatologia regressa à cidade de Coimbra. Queremos assim homenagear o contributo sempre dado pelos seus Dermatologistas para promover a Dermatologia Portuguesa.

O programa temático valoriza a inovação/novidades terapêuticas, mas também as áreas temáticas tradicionais da Dermatologia e as questões de índole social e profissional que rodeiam o exercício atual da nossa especialidade.

Trata-se de um programa ambicioso em que as comunicações orais traduzem múltiplas visões diversificadas sobre os mais variados temas da nossa especialidade e em que os casos clínicos e os posters emprestam sempre de forma vívida a dimensão iconográfica, o carácter granular e individual da nossa prática clínica.

O simpósio de Atualização do Grupo Sá Penella – Correlação Clínico-Patológica, irá enfatizar a relevante dimensão diagnóstica das abordagens clínica e histológica do orgão-pele e o seu contributo para a individualização da especialidade e o enriquecimento científico dos seus profissionais. O mesmo se aplica ao Simpósio de Atualização em Dermatoscopia, que o Grupo de Dermatoscopia realiza, agora numa outra dimensão e tecnologia e onde irá ser apresentada uma importante proposta de consenso de terminologia dermatoscópica na nossa língua.

Uma importante mesa-redonda – o exercício da profissão em Portugal, irá apresentar e discutir a realidade Portuguesa no que concerne o presente e o futuro do Internato de Dermatovenereologia e a nova realidade-solução(?) dos Centros de Responsabilidade Integrada no Serviço Nacional de Saúde.

As Novidades em Dermatologia e Venereologia trarão, pelos grupos temáticos respetivos, o que a atualidade releva nas áreas da cirurgia dermatológica, dermatologia cosmética, pediátrica, dermatologia de contacto, DST e tricologia e onicologia.

Diversos simpósios-satélite farão o input quanto às novidades terapêuticas em patologia dermatológica crónica como a Dermite Atópica e a Psoríase – novos agentes biotecnológicos e novas pequenas moléculas anunciarão a sua entrada no nosso armamentário terapêutico para os nossos doentes.

Last but not least, merecem realce  a Conferència AEDV, a cargo do Dr. Pedro Jaen, distinto Presidente da Acad Espanhola de Dermatologia e Venereologia e membro honorário da nossa SPDV sobre o presente e o futuro da Dermatologia em Espanha e a Sessão de Conferências, onde dois excelentes preletores a Prof Dr.ª Brigitte Dréno e o Prof. Doutor Christos Zouboulis irão partilhar os seus conhecimentos aprofundados sobre Microbioma e Dermatologia e Hidrosadenite Supurativa, presente e o futuro, respetivamente.

A sessão de encerramento será distinguida pela presença grata do Prof. Doutor José Manuel Silva, antigo bastonário da Ordem dos Médicos e atual presidente da Câmara Municipal de Coimbra que assistirá a homenagem prestada aos antigos presidentes da SPDV e os nossos colegas estrangeiros.

Tratar-se-á de encerrar com chave de ouro três dias intensos de troca de informação, debate e partilha num ambiente tradicionalmente coloquial, mas exigente e amigável.

Para bem da Dermatologia, da nossa prática e, naturalmente, dos nossos doentes!

ler mais

RECENTES

ler mais