Gastrenterologista da Clínica CUF Almada e do Hospital CUF Tejo
Cancro colorretal em idade jovem
O cancro colorretal (CCR) é a 3a causa de morte por cancro a nível mundial. É, contudo, a principal causa de morte por cancro entre os homens com menos de 50 anos e a segunda causa de morte por cancro entre as mulheres do mesmo grupo etário.
Ao contrário do declínio de incidência que se tem verificado em indivíduos com idade superior a 60 anos, a incidência de CCR em pessoas com menos de 55 anos tem aumentado cerca de 2% por ano.
De facto, os milennials (pessoas que nasceram entre 1981 e 1996) têm o dobro do risco de CCR quando comparado com os que nasceram em 1950.
Para além disso os indivíduos com menos de 60 anos têm uma probabilidade 60% superior de diagnóstico do CCR em estádio avançado com as óbvias consequências no prognóstico da doença.
Nos Estado Unidos da América o descrito anteriormente motivou a recomendação de que o início do rastreio seja antecipado para os 45 anos.
Não é claro o motivo para este aumento de incidência.
Durante a sessão iremos debater a importância da genética, dos fatores ambientais e do estilo de vida no desenvolvimento de CCR em idade jovem.
Notícia relacionada
Papel da IA no algoritmo de decisão clínica