10 Abr, 2019

Café Memória comemora o 6.º aniversário

Iniciativa, que tem o apoio da Associação Alzheimer Portugal e da Sonae Sierra, já conta com 19 espaços espalhados pelo país, além do projeto itenerante lançado no ano passado. Objetivo é ajudar pessoas com demência e respetivas famílias.

    Manuela Morais, Presidente da Associação Alzheimer Portugal

As sessões do Café Memória são dinamizadas por profissionais de saúde ou ação social, com a ajuda de voluntários, e visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas pessoas e famílias se encontram. A iniciativa pretende também sensibilizar a comunidade para a crescente relevância do tema das demências e para reduzir o estigma que lhes está associado.

A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal estão a comemorar o 6.º ano de atividade do Café Memória. A iniciativa conta, desde o seu lançamento com o apoio da Fundação Montepio, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e com o contributo de muitos outros parceiros a nível nacional e local, consistindo em locais de encontro destinados a pessoas com problemas de memória ou demência, assim como aos seus familiares e cuidadores, para partilha de experiências informação e suporte mútuo, num ambiente descontraído e informal.

Por ocasião do aniversário do projeto, Manuela Morais, Presidente da Associação Alzheimer Portugal, refere: “É com enorme orgulho que olhamos para estes seis anos de um projeto que nos é tão querido! O balanço é francamente positivo, quer pelo número de Cafés Memória em funcionamento pelo país, quer pelo número de participantes e voluntários envolvidos. Não posso deixar de expressar o nosso agradecimento muito sincero a todos os parceiros que, ano após ano, têm permitido fazer crescer o Café Memória!”

Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Sonae Sierra, refere: “É com muita satisfação que assinalamos mais um aniversário do Café Memória, um projeto que, ano após ano, continua a ser tão relevante para a sociedade. Esperamos continuar a inovar e a reunir o apoio de entidades que contribuam para que este projeto possa chegar ainda mais longe e fazer a diferença na vida das pessoas.”

O Café Memória conta atualmente com 19 locais de encontro em todo o país: Lisboa (em cinco espaços diferentes), Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira, Barcelos, Almada, Leiria, Sintra, Évora e Esposende.

Em 2018 foi lançado o Café Memória Faz-se à Estrada, uma nova vertente do modelo, assente na itinerância, para ir ao encontro de comunidades que vivem fora dos grandes centros urbanos e que ainda não estão abrangidas pelo formato tradicional do Café Memória. Esta iniciativa tem permitido que as equipas técnicas desta rede informal de apoio, cheguem a mais pessoas, prestando informações e sensibilizando a população na área das demências, de forma descontraída e informal. Desde o seu lançamento realizaram-se 24 sessões com uma média de cerca de 40 participações por sessão.

Desde o seu início, em 2013, o Café Memória já promoveu 732 sessões, mobilizando perto de 12.000 participações, maioritariamente de cuidadores e familiares de pessoas com demência, e formado 565 voluntários, que já dedicaram cerca de 20.000 horas ao projeto. Até à data, os Cafés Memória contaram, ainda, com a presença de cerca de 1.000 convidados, especialistas e pessoas interessadas na área das demências e com o apoio de mais de 60 parceiros a nível nacional e local.

ler mais

RECENTES

ler mais