A vacina quadrivalente contra a gripe recebe nova indicação na Europa

Vacina é aconselhada a grupos de risco e protege contra as quatro estripes de gripe.

A Sanofi Pasteur anuncia que a sua vacina quadrivalente contra a gripe (QIV) recebeu uma extensão da sua indicação na Europa para imunização de mulheres grávidas com o objetivo de ajudar a prevenir a gripe dos bebés através da proteção passiva, desde o nascimento até aos 6 meses de idade. 

“As grávidas são um grupo de risco, para doença aguda grave e potencialmente fatal, quando falamos de gripe: a vacinação neste grupo permite a imunização da grávida, minimizando potenciais complicações da gripe na mulher, e potenciando a proteção passiva do bebé nos primeiros seis meses de vida“, afirma o Prof. Dr. José Manuel Aparício, Pediatra e Coordenador do Atendimento Permanente do Hospital Lusíadas do Porto. “A proteção passiva induzida pela vacinação é a melhor forma de proteger os recém-nascidos e lactentes até aos seis meses de vida das complicações da gripe. Esta é uma excelente notícia para todas as famílias, em especial as mães, que se querem proteger da gripe, de modo a terem os seus filhos com uma resposta imunitária mais adequada para a referida doença. É também uma ótima notícia para os profissionais de saúde, enfermeiras, obstetras, médicos de medicina geral e familiar e pediatras, que passam a ter uma nova indicação europeia desta vacina tetravalente para as famílias a seu cargo“, conclui.

A OMS recomenda a vacinação anual para ajudar a prevenir a gripe em populações de risco, incluindo mulheres grávidas, crianças, idosos e profissionais de saúde. Esta é a primeira e única vacina quadrivalente contra a gripe a receber esta indicação específica na Europa. A proteção passiva ocorre quando uma mulher grávida é vacinada durante ou após o 2.º trimestre e a proteção da vacina estende-se ao bebé nos primeiros meses após o nascimento. Esta nova indicação complementa as indicações já existentes desta vacina da Sanofi em qualquer pessoa com mais de 6 meses.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende, há muito tempo, a vacinação de mulheres grávidas. As mulheres grávidas têm cinco vezes mais probabilidades de serem hospitalizadas com gripe do que as mulheres não grávidas. Esta nova indicação reforça a importância da recomendação na gravidez, ao mesmo tempo que inclui a proteção passiva a recém-nascidos através da imunização das mães,” afirma Sylvia Lin, Diretora Geral da Sanofi Pasteur em Portugal.

Além dos riscos que a gripe representa em mulheres grávidas, as crianças com menos de 2 anos têm uma probabilidade maior de ser hospitalizadas devido à gripe. A vacinação é reconhecida como a melhor forma de prevenir a gripe e reduzir os riscos de complicações graves. A nova indicação reforça a importância adicional da vacinação para proteger estes grupos de risco mais vulneráveis.

 

Sobre a Vacina quadrivalente da Sanofi contra a gripe

 

A vacina de quatro estirpes contra a gripe contém duas estirpes A (subtipos A/H1N1 e A/H3N2) e duas estirpes B (linhagens B/Victoria e B/Yamagata) do vírus da gripe, de acordo com as recomendações da OMS.

Está indicado para a prevenção da gripe causada pelos dois subtipos de vírus influenza A e pelos dois tipos de vírus influenza B contidos na vacina na:

  • imunização ativa de adultos, incluindo mulheres grávidas e crianças a partir dos 6 meses ou mais de idade,
  • proteção passiva do(s) bebé(s) desde o nascimento até menos de 6 meses de idade após a vacinação de mulheres grávidas.

A vacina, lançada em Portugal o ano passado no mercado privado, é fabricada pela Sanofi Pasteur em Val de Reuil, França, e comercializada em mais de 40 países em todo o mundo.

 

Sobre a Sanofi Pasteur

 

A Sanofi Pasteur, a unidade de negócios global de Vacinas da Sanofi, disponibiliza mais de mil milhões de doses de vacinas por ano, possibilitando a imunização de mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Líder mundial na indústria da vacina, a Sanofi Pasteur oferece uma vasta gama de vacinas que protegem contra 20 doenças infeciosas.

 

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais