Sabia que pode andar a ingerir mais de 70.000 partículas de microplástico por ano?
Uma pessoa pode ingerir e respirar entre 70.000 e 121.000 partículas de microplásticos por ano, cujos efeitos para a saúde ainda não são conhecidos.

Os microplásticos são pequenos pedaços, às vezes microscópicos, que são originados de produtos maiores devido à degradação pelo meio ambiente. Esta foi a conclusão a que chegou uma equipa científica da University of British Colúmbia, no Canadá.
Para chegar a tais conclusões, a equipa de investigação analisou a quantidade de microplásticos encontrada em diversos alimentos, tendo os resultados sido publicados no boletim Enviroment Science & Technoloy.
Numa primeira fase da investigação, os cientistas analisaram 26 estudos sobre as quantidades de partículas de microplástico em mais de 3.600 amostras de pescado, marisco, açúcar adicionado, sal, álcool, água, tanto em garrafa como da rede, e ar.
De seguida, avaliaram, com base nas recomendações divulgadas pelo Guia Alimentar para Americanos 2015/2016, qual a quantidade que a população consome, dividindo-a, para isso, em três subpopulações – homens, mulheres e crianças. Determinaram, então, que a ingestão de microplásticos se situava entre as 39.000 e as 52.000 partículas ao ano, dependendo da idade e do sexo do indivíduo alvo de estudo.
No entanto, verificou-se um acréscimo exponencial quando se considerava a inalação destas micropartículas através do ar – entre 74.000 e 121.000 partículas. Já, aqueles que bebem apenas água engarrafada podem chegar a ingerir 90.000 partículas adicionais por ano, comparativamente às 4.000 dos que ingerem somente água da torneira.
Contudo, o boletim faz questão de mencionar que os dados são apenas relativos a cerca de apenas 15% da ingestão calórica total dos norte-americanos, fazendo crer que provavelmente os valores são especulações abaixo do que se acredita ser o cenário real.
A equipa de investigação destacou que são necessárias novos estudos para conhecer os efeitos da ingestão de microplásticos na saúde.
Erica Quaresma
 
											
				 
			
					














 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	