6 Abr, 2018

Nova Unidade de Saúde Familiar de Almada vai dar resposta a nove mil utentes

Nova USF vai servir as populações da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, com o lema “Cuidar em Proximidade”.

A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Almada, que vai ser inaugurada esta sexta-feira, vai dar resposta a 9 mil utentes de quatro freguesias, contando com cinco médicos, seis enfermeiros e quatro assistentes técnicos.

A inauguração vai contar com a presença do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, e da Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.

Em comunicado, a ARSLVT revela que a nova unidade de saúde está integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal e vai dar resposta a 9.000 utentes da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, com o lema “Cuidar em Proximidade”.

De acordo com Luís Pisco, citado no comunicado, a nova unidade “permite aumentar o número de utentes que dispõem de médico assistente, condição importante para que se possa cumprir um dos desígnios do SNS: promover a saúde, prevenir e tratar a doença”.

O ACES Almada Seixal tem em funcionamento 19 Unidades de Saúde Familiar (USF), quatro Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), duas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), uma Unidade de Saúde Pública (USP) e outra de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP). Tem ainda um Serviço de Gestão de Risco e um Núcleo de Formação e Investigação.

Com cerca de 343.608 utentes inscritos, o ACES Almada Seixal tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população dos concelhos de Almada e Seixal, numa área territorial de 165Km2.

A unidade de saúde vai estar alojada no piso 2 do edifício Rainha D. Leonor, em Almada, funcionando das 08:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira.

LUSA/ SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais