Mais de 560 bebés e crianças já imunizados contra vírus sincicial respiratório na Madeira
Desde o arranque da campanha de imunização contra o vírus sincicial respiratório, a 16 de setembro, já foram vacinados mais de 560 bebés e crianças na Madeira. A iniciativa, pioneira em Portugal, tem mostrado resultados positivos na redução de internamentos por infeções respiratórias.

De acordo com a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, até à data foram imunizados 563 bebés e crianças: 58 na maternidade e 505 nos centros de saúde da região. A secretária regional da Saúde, Micaela Freitas, acompanhou hoje a campanha no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.
O vírus sincicial respiratório (VSR) é apontado como uma das principais causas de bronquiolite e pneumonia em bebés, razão pela qual a Madeira voltou a implementar esta estratégia preventiva. Segundo a tutela, a campanha permitiu reduzir em 55% as hospitalizações por infeções respiratórias agudas associadas ao vírus em 2023/2024 e em 65% na época de 2024/2025.
“O nosso foco é garantir que os bebés estão protegidos o mais rapidamente possível contra este vírus contagioso que, infelizmente, leva muitas crianças à hospitalização”, sublinhou Micaela Freitas.
A campanha de 2025/2026 abrange todos os bebés nascidos entre 16 de setembro deste ano e 31 de março de 2026, devendo a imunização ocorrer até à primeira semana de vida, de preferência ainda antes da alta hospitalar. Estão igualmente incluídos os nascidos entre 1 de abril e 15 de setembro de 2025, bem como crianças até 24 meses com fatores de risco acrescido para infeção grave.
Segundo a Secretaria Regional, esta estratégia representa um investimento anual de cerca de 400 mil euros por parte do Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP.
LUSA/SO
Notícia relacionada
Vírus Sincicial Respiratório: quando falamos dos adultos?