ULS Coimbra realiza primeira cirurgia robótica simultânea de anca e joelho
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra realizou, pela primeira vez em Portugal e presumivelmente na Europa, uma cirurgia robótica pioneira de implantação simultânea de prótese total da anca e do joelho do mesmo lado. O doente, de 67 anos, está a recuperar bem e deverá ter alta em breve.

Uma equipa da ULS de Coimbra efetuou, no dia 11, a primeira cirurgia robótica em Portugal de implantação simultânea de prótese total de anca e de joelho do mesmo lado, numa intervenção considerada pioneira também a nível europeu.
O procedimento foi realizado a um homem de 67 anos, com sequelas antigas de uma epifisiólise femoral fixada há mais de 50 anos, que provocara encurtamento do membro esquerdo e levou ao desenvolvimento de artroses graves na anca e no joelho, com fortes limitações de mobilidade e dores intensas.
Segundo o diretor do Serviço de Ortopedia da ULS Coimbra, Fernando Fonseca, a opção pela cirurgia robótica permitiu maior precisão e uma solução mais eficaz, ao devolver mobilidade à anca e corrigir a dismetria, reduzindo ao mesmo tempo o tempo de hospitalização.
“Os robôs podem realizar cortes e ajustes com uma exatidão difícil de alcançar manualmente. Além disso, a cirurgia robótica minimiza o trauma nos tecidos, o que resulta em menos dor, recuperação mais rápida e menor risco de complicações”, explicou o especialista.
A intervenção foi conduzida por Fernando Fonseca e uma equipa de ortopedistas, anestesiologista e enfermeiros, contando com tecnologia avançada que possibilita visualização tridimensional e movimentos de alta precisão.
Para o diretor do serviço, este tipo de cirurgia representa “um avanço significativo em Ortopedia”, que deverá ganhar espaço com a evolução tecnológica, beneficiando tanto doentes como cirurgiões.
LUSA/SO
Notícia relacionada
Cirurgia robótica vantajosa para tratar cancros como o do útero, próstata e rim
NOTÍCIAS RECENTES
- Hospital Santa Marta ultrapassa 500 transplantes pulmonares, mas falta de dadores limita expansão 9 de Julho, 2026
- Aprovado financiamento em Portugal para tratamento do linfoma de células do manto (LCM) 9 de Julho, 2026
- Investigação do i3S identifica mecanismo que pode ajudar a preservar o sistema imunitário com a idade 9 de Julho, 2026
- Ondas de calor provocaram 123 óbitos em excesso, abaixo das previsões 9 de Julho, 2026
- Ministra admite constrangimentos nas urgências durante o verão apesar do planeamento 9 de Julho, 2026
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Falta de vitaminas C e A associada a sintomas de hiperatividade e défice de atenção 234 visualizações
“Temos de pensar na fertilidade também como uma questão demográfica e social” 128 visualizações
As farmácias não podem ficar offline 122 visualizações
“Os médicos de família querem colaborar na definição das políticas de saúde que visam a sua satisfação e a melhoria dos cuidados à população” 122 visualizações
1.º Episódio do Podcast “Frequência Cardio – Sintoniza-te na Insuficiência Cardíaca” da Bayer 110 visualizações
“O objetivo do meu mandato é deixar de olhar para o glaucoma como um problema inultrapassável” 96 visualizações





