18 Ago, 2025

Hospital de São João estreia sistema robótico único no país para cirurgia da coluna

O Hospital de São João, no Porto, é a primeira unidade do Serviço Nacional de Saúde a disponibilizar um sistema robótico para cirurgia da coluna, uma tecnologia inédita em Portugal e rara na Europa, que já permitiu realizar 16 intervenções desde abril.

Hospital de São João estreia sistema robótico único no país para cirurgia da coluna

O Hospital de São João, no Porto, passou a contar com um sistema robótico inovador para cirurgia da coluna vertebral, o primeiro do género em Portugal e um dos poucos disponíveis na Europa. A tecnologia está acessível a todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e tem vindo a ser utilizada desde abril, já com 16 cirurgias realizadas.

Em declarações à Lusa, o diretor do Serviço de Ortopedia, Francisco Serdoura, destacou que esta ferramenta representa “uma inovação muito recente”, permitindo uma precisão submilimétrica na execução de gestos cirúrgicos, como a introdução de parafusos, um dos procedimentos mais frequentes nas cirurgias da coluna.

Segundo o responsável, a tecnologia é aplicada sobretudo em operações mais complexas, com maior risco, oferecendo vantagens claras para o doente. Entre os benefícios estão a redução de perdas de sangue, menor risco de infeção e um processo cirúrgico menos invasivo.

O especialista explicou ainda que o sistema robótico altera a lógica da intervenção. Enquanto na cirurgia tradicional muitas decisões são tomadas no decorrer da operação, neste caso o planeamento é feito de forma rigorosa antes da entrada no bloco. “Depois, a execução segue um programa pré-definido, garantindo maior segurança e precisão”, referiu.

Para Francisco Serdoura, a introdução desta tecnologia “é um motivo de orgulho” para a equipa e um passo relevante para o SNS. “Estamos a falar de um investimento que cria um padrão de qualidade e que deve ser cada vez mais acessível a todos os cidadãos, e não apenas a alguns”, sublinhou, acrescentando que não existem condicionantes financeiras para o acesso a este tipo de cirurgia.

O diretor do serviço salientou também que a utilização do sistema contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico. “Ao aplicarmos estas soluções, participamos na sua evolução, aspiramos a realizar projetos de investigação e damos às equipas do SNS a oportunidade de trabalhar com tecnologia de ponta”, disse.

O Hospital de São João é centro de referência nacional para o tratamento de doentes com trauma grave e realiza, em média, 400 cirurgias à coluna por ano, incluindo casos de traumatismos e patologias como as escolioses. Qualquer doente do país pode ter acesso à nova técnica, desde que referenciado pelo médico assistente.

LUSA

Notícia relacionada

ULS São João inclui circuito para doente agudo no novo Hospital de Dia

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais