16 Fev, 2023

Centro Hospitalar do Algarve cria equipa de cuidados paliativos para crianças com doença terminal

A pediatra Elsa Rocha, responsável pela equipa, recordou que há “em Portugal 8.000 crianças com necessidades de cuidados paliativos” e “só 10% é que têm acesso a esses cuidados”.

A administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) criou uma primeira Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos, destinada a acompanhar crianças doentes em fase terminal e apoiar as suas famílias.

Segundo o CHUA, a medida é um passo numa “luta de todas as crianças” para lhes “proporcionar o acesso global a estes cuidados” de acompanhamento quando se encontram numa fase terminal de doença.

A mesma fonte informou que a equipa vai ter um caráter “multidisciplinar” e funcionará em “dois polos”, um em Faro e outro em Portimão, onde se encontram duas das principais unidades geridas pelo CHUA, que tem também sob sua tutela o hospital de Lagos e os Serviços de Urgência Básica de Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António.

A equipa tem como principal missão “descentralizar os cuidados de saúde destas crianças com necessidades em cuidados paliativos”, proporcionando também esses cuidados aos doentes “no domicílio”, esclareceu o CHUA.

A presidente do conselho de administração do CHUA, Ana Varges Gomes, considerou que a equipa representa uma “mais-valia”, ao permitir “acompanhar os doentes, que estão infelizmente na fase terminal da sua doença, com dignidade, apoiando os pais, as famílias e as crianças”.

A mesma fonte frisou que “há cinco equipas no país” que fazem este trabalho e a criação de uma no Algarve dá às crianças da região “o mesmo direito que as outras” de beneficiar desta reposta na área dos cuidados paliativos pediátricos.

LUSA

Notícia relacionada

Universidade de Coimbra defende reforço dos cuidados paliativos pediátricos

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais