23 Jan, 2026

ULS Viseu Dão-Lafões regista aumento do número de nascimentos em 2025

A administração hospitalar sublinha que este aumento “confirma a tendência de subida de nascimentos nos últimos cinco anos” na ULS Viseu Dão-Lafões.

ULS Viseu Dão-Lafões regista aumento do número de nascimentos em 2025

A ULS Viseu Dão-Lafões anunciou um aumento do número de nascimentos em 2025, com o concelho de Viseu a liderar a lista dos municípios com mais bebés registados.

Em comunicado, a ULS Viseu Dão-Lafões indicou que, ao longo de 2025, foram registados 1.946 nascimentos, um valor superior ao verificado em 2024, quando se contabilizaram 1.829, o que representa um aumento de cerca de seis por cento.

De acordo com dados do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia da ULS, apurados com base na residência da mãe, o concelho de Viseu foi o que registou o maior número de nascimentos, com um total de 793 bebés.

PUB

O segundo maior número corresponde ao distrito da Guarda, com 159 nascimentos ao longo do ano. No distrito de Viseu, destacam-se ainda os concelhos de Tondela, com 142 nascimentos, e Mangualde, com 129.

Seguem-se Nelas, com 98 nascimentos, e os concelhos de São Pedro do Sul e Vouzela, ambos com 71 crianças registadas em 2025.

Com números inferiores a 10 nascimentos surgem os concelhos de Armamar, que não registou qualquer nascimento, Cinfães, Mortágua, Resende e Tarouca, com dois nascimentos cada, Tabuaço, com três, Lamego, com quatro, e São João da Pesqueira, com oito.

Para além dos distritos de Viseu e da Guarda, a ULS Viseu Dão-Lafões registou ainda nascimentos de outros distritos do país, nomeadamente de Coimbra (15), Aveiro e Lisboa (sete cada), Castelo Branco, Porto e Setúbal (três cada), Leiria e Santarém (um cada). Foram ainda registados dois nascimentos cujo distrito de residência da mãe não foi divulgado.

A administração hospitalar sublinha que este aumento “confirma a tendência de subida de nascimentos nos últimos cinco anos” na ULS Viseu Dão-Lafões. Em 2021 registaram-se 1.710 nascimentos, em 2022 um total de 1.793 e, em 2023, 1.810.

SO/LUSA

Notícia relacionada

ULS Viseu Dão Lafões implanta primeiro pacemaker ‘leadless’ de última geração

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais