21 Mar, 2022

SNS cria consulta no Hospital Dona Estefânia para assistir crianças ucranianas

A consulta vai funcionar todos os dias úteis, em gabinete próprio do edifício das consultas externas, sendo garantido serviço de tradução.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) disponibiliza, a partir de segunda-feira, uma consulta para assistir jovens e crianças chegadas da Ucrânia, que funcionará no Hospital de Dona Estefânia (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central), anunciou o Ministério da Saúde.

“Esta consulta tem como missão acolher, focando a perspetiva sanitária, crianças e jovens oriundas da Ucrânia requerentes de proteção temporária em Portugal”, explicou a tutela, em comunicado.

A consulta vai funcionar todos os dias úteis, em gabinete próprio do edifício das consultas externas, sendo garantido serviço de tradução.

Os utentes são referenciados ao Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central através de uma linha de atendimento, pelo 967 059 865, e é realizada, num primeiro momento, uma triagem para determinar o agendamento da consulta.

A triagem realiza-se de manhã e as consultas são agendadas para a tarde do mesmo dia.

“Após uma primeira observação clínica, os utentes de origem ucraniana são encaminhados para tratamento ou consultas de seguimento específicos, de acordo com as suas necessidades”, explicou o Ministério da Saúde.

Aos ucranianos requerentes de proteção temporária é-lhes atribuído automaticamente um número de utente, permitindo-lhes aceder ao SNS nas mesmas condições que os cidadãos nacionais beneficiando, nomeadamente, da prestação de cuidados no âmbito da saúde maternoinfantil, atualização das vacinas segundo o Plano Nacional de Vacinação, agendamento de vacinação para covid-19 e cuidados hospitalares.

LUSA

Notícia Relacionada

Dona Estefânia admite “constrangimentos” no internamento de crianças queimadas

ler mais

RECENTES

ler mais