“Queremos que o MyAstraZeneca.pt seja um verdadeiro hub de informação”
Hugo Martinho, medical & regulatory affairs director da AstraZeneca Portugal, sublinha que o novo portal MyAstraZeneca.pt, lançado recentemente, pretende ser uma plataforma exclusiva para profissionais de saúde, com conteúdos científicos robustos, atualizados e adaptados à prática clínica nacional.

O que levou a AstraZeneca a lançar o portal MyAstraZeneca e qual é o objetivo principal desta plataforma em Portugal?
O portal MyAstraZeneca.pt surge na sequência do portal SaúdeFlix, que foi lançado há cerca de cinco anos, dada a necessidade de os profissionais de saúde terem acesso célere e centralizado à informação científica mais atual, bem como a importância crescente da comunicação digital em saúde.
Enquanto companhia farmacêutica, sabemos que o dia a dia dos profissionais de saúde é exigente e que o recurso a este tipo de plataformas pode ser particularmente útil e relevante. Foi nesse sentido que a AstraZeneca, a nível global, idealizou o portal MyAstraZeneca: um ecossistema digital que se integra de forma fluida na rotina dos profissionais, oferecendo conteúdos relevantes e ferramentas práticas, acessíveis em qualquer momento e em qualquer lugar.
Especificamente para Portugal, o portal MyAstraZeneca.pt faz parte deste ecossistema global, mas com conteúdos dirigidos à realidade da prática clínica nacional. Permite a atualização de conhecimentos, promove um canal de comunicação direto e eficaz com a AstraZeneca e tem como objetivo contribuir para melhores resultados em saúde e para a melhoria da prática clínica.
Pub:
Que recursos e funcionalidades distinguem este portal de outras ferramentas digitais já disponíveis para os profissionais de saúde?
O MyAstraZeneca.pt é uma plataforma direcionada exclusivamente para profissionais de saúde, com acesso mediante registo validado, garantindo a partilha de informação técnica e científica adequada a este público. Disponibiliza um vasto leque de conteúdos, que vão desde a área das vacinas e terapêuticas imunológicas, às doenças respiratórias, cardiovasculares, renais e metabólicas, bem como à oncologia — cobrindo assim grande parte das doenças crónicas em Portugal.
Os recursos incluem artigos científicos recentes, dados de estudos clínicos, informação sobre medicamentos, webinars educacionais, eventos científicos (passados e futuros), materiais de apoio para doentes e ferramentas úteis para a prática clínica, como calculadoras médicas ou guias práticos.
Um exemplo foi o lançamento recente do Guia Prático de Doenças Respiratórias, desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, disponível para download no portal e que tem tido grande interesse por parte da comunidade médica. Diria que o objetivo final do MyAstraZeneca.pt é constituir-se como um repositório de conhecimento robusto, atualizado e de fácil consulta para os profissionais de saúde em Portugal.
“Disponibiliza um vasto leque de conteúdos, que vão desde a área das vacinas e terapêuticas imunológicas, às doenças respiratórias, cardiovasculares, renais e metabólicas, bem como à oncologia”
Em que áreas terapêuticas está atualmente focado e como poderá evoluir no futuro?
Os conteúdos estão organizados em torno das já referidas principais áreas terapêuticas da AstraZeneca, que abrangem os grandes desafios da medicina atual e continuarão a ser o foco, com atualizações contínuas e dinâmicas.
Como é que o portal pode apoiar os médicos e outros profissionais de saúde no seu dia a dia, em termos de acesso a informação científica ou formação contínua?
Há um compromisso da AstraZeneca em assegurar que a atualização seja contínua e dinâmica. Disponibiliza um vasto leque de conteúdos, que vão desde a área das vacinas e terapêuticas imunológicas, às doenças respiratórias, cardiovasculares, renais e metabólicas, bem como à oncologia
“Pretendemos que seja também um ponto de encontro entre ciência, medicina e impacto na vida dos doentes, refletindo o compromisso da AstraZeneca Portugal com a ciência”
Houve envolvimento direto dos profissionais de saúde no desenvolvimento ou na definição das necessidades a que o portal vem responder?
Sim. Quando desenhamos uma plataforma de atualização médica e científica, é fundamental contar com o conhecimento e a experiência de profissionais portugueses. Por isso, o MyAstraZeneca.pt conta também com a participação ativa de especialistas nacionais na criação e revisão de conteúdos, na moderação de webinars e mesas-redondas, bem como na redação de artigos de opinião.
Acreditamos que este portal pode ser um verdadeiro ponto de encontro da comunidade médica e científica, onde o conhecimento e a evidência mais recente se complementam com as melhores práticas clínicas e os avanços da medicina em Portugal.
Que impacto gostaria que este portal tivesse, a médio e longo prazo, na relação da AstraZeneca com a comunidade médica e na prática clínica?
Este é um portal inovador e bastante completo em termos de conteúdos. Do nosso ponto de vista, o MyAstraZeneca.pt poderá funcionar como um verdadeiro hub de informação, que contribua para uma melhor prática clínica e ajude os profissionais de saúde no seu dia-a-dia. Pretendemos que seja também um ponto de encontro entre ciência, medicina e impacto na vida dos doentes, refletindo o compromisso da AstraZeneca Portugal com a ciência, com a atualização contínua e com parcerias estratégicas no ecossistema de saúde.
SO












