[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text” background_layout=”light” text_orientation=”center” text_font_size=”26″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” […]

Primavera, a estação dos espirros!

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text” background_layout=”light” text_orientation=”center” text_font_size=”26″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” text_font=”|on|||” text_text_color=”#000000″]

Primavera, a estação dos espirros!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” parallax_2=”off” parallax_method_2=”off” column_padding_mobile=”on” custom_css_main_1=”position: relative;||”][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_team_member admin_label=”Dados do Médico” name=”Alexandra Freitas” position=”Diretora Técnica da AMPLIPHAR – Produtos Farmacêuticos, Lda.” image_url=”https://saudeonline.pt/wp-content/uploads/2017/11/Alexandra-Freitas.jpg” animation=”off” background_layout=”light” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” module_class=”ds-thumbnail-blog-red” header_font=”|on|||” header_font_size=”16″ custom_css_member_image=”-webkit-clip-path: circle(50% at 50% 50%);||clip-path: circle(50% at 50% 50%);||”] [/et_pb_team_member][/et_pb_column][et_pb_column type=”3_4″][et_pb_text admin_label=”Corpo do texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

A Primavera traz espirros, rinorreia, congestão nasal, olhos lacrimejantes e sensação de fadiga, sintomas comuns a infeções como a gripe e a constipação, bem como à rinite alérgica.

Nesta época do ano, além das variações de temperatura, surgem substâncias que podem desencadear reações alérgicas, designadas alergénios. Os pólenes são os mais frequentes.

As alergias são reações exacerbadas do organismo face à invasão de um elemento estranho e inócuo.

A gravidade de todos estes sintomas depende da resposta do sistema imunitário.

O sistema imunitário compreende todos os mecanismos pelos quais o organismo se defende de “invasores” externos como bactérias, fungos e vírus.

Apesar do sistema imunitário ser complexo, a sua estratégia de ação é simples: reconhecer o inimigo, recrutar forças e atacar.

O reforço das defesas é importante para que o sistema imunitário reaja às mais diversas agressões externas, gripes e constipações.  

A constipação, coriza ou resfriado, é uma infeção viral do aparelho respiratório superior, que afeta sobretudo a cavidade nasal.

Na maioria dos casos, o agente causal pertence à família dos Rinovírus. O vírus é transmitido pessoa a pessoa, por via aérea, através do espirro e da tosse e por contacto mão a mão ou por objetos contaminados. Os sintomas incluem tosse, pingo no nariz, espirros e congestão nasal, podendo ser acompanhados da sensação de fadiga.

A gripe é uma infeção viral aguda, causada especificamente pelo vírus Influenza, sendo muitas vezes confundida com a constipação. No entanto, devido ao seu carácter sistémico e ao risco de complicações, a gripe é uma situação mais grave, que enfraquece de forma considerável o sistema imunitário.

A Equinácea é uma planta com propriedades imunoestimulantes, tradicionalmente utilizada na prevenção de gripes e constipações.

Além de diminuir a suscetibilidade do organismo às gripes e constipações, a Equinácea diminui o risco de aparecimento de constipações em 58% e a sua duração em 1,4 dias, segundo um estudo publicado no “The Lancet Infectious Diseases”.

Associada à Vitamina C, origina uma redução de 86% na incidência da doença, o que confirma a eficácia da utilização tradicional de Equinácea e Vitamina C na prevenção e alívio dos sintomas de gripes e constipações.

A Vitamina C é recomendada também nos períodos pós-doença, para combater o cansaço e a fadiga.

À semelhança da Equinácea, o Elderberry, vulgarmente conhecido como baga de sabugueiro, ajuda a aliviar o resfriado comum e a tosse, reforçando as defesas do organismo.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
ler mais

RECENTES

ler mais