Prémios Europeus de Hospitais Privados permitem partilha de boas práticas
A 2.ª edição dos Prémios Europeus de Hospitais Privados realiza-se no próximo dia 25 de maio, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.
“O justo reconhecimento é um incentivo às equipas e aos profissionais dos hospitais privados e a sua divulgação permite ampliar o impacto de muitos projetos”, afirma Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP). Como acrescenta: “Sabemos que, quando um projeto é pensado e implementado, o público-alvo está definido, mas depois o seu impacto depende também do potencial de replicação.”
Em entrevista ao SaúdeOnline, o responsável vê nesta iniciativa também uma forma de se aprender uns com os outros e de elevar o nível geral da prestação de cuidados de saúde. “É do que todos andamos à procura: de soluções que permitam oferecer mais e melhores cuidados de saúde, com foco no cidadão e contribuindo para a sustentabilidade.” Óscar Gaspar acredita assim que o facto de ser Portugal a organizar os Prémios, pela segunda vez, é uma oportunidade importante para “os hospitais privados portugueses terem uma maior visibilidade e reforçarem a sua network”.
A segunda edição conta com 89 candidaturas de dez países, “mais 20% do que no ano passado”. Os projetos serão avaliados em sete domínios: Melhor Iniciativa em Prevenção; Hospitais Verdes e Responsabilidade Social; Inovação em Saúde; Projetos Colaborativos em Saúde; Excelência no Local de Trabalho; Melhor Cobertura Noticiosa em Saúde; e Melhor Candidatura.
Questionado sobre a foco dado à área da prevenção, Óscar Gaspar diz que “as instituições de saúde não devem atender apenas aos problemas imediatos, observáveis e sentidos, mas antes atender às necessidades da pessoa em todo o seu ciclo de vida”. Continuando, o presidente da APHP realça que, independentemente do setor e dos níveis de cuidados, a prevenção é chave para uma boa saúde. “O hospital moderno tem as competências ‘tradicionais’, mas cada vez acompanha mais a vida dos seus cidadãos que a ele recorrem e os hospitais privados têm feito este caminho, razão pela qual a prevenção é uma prioridade.”
Os Prémios, que contam com o Alto Patrocínio do Presidente da República, são organizados pela APHP no quadro da União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP) e em parceria com a EY .