Maternidade do Hospital de Bragança regista mais 91 partos em 2025
A ULS do Nordeste, que integra o Hospital de Bragança, associa este crescimento de partos à melhoria das condições e à modernização do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia.

A maternidade do Hospital de Bragança realizou mais 91 partos em 2025 face ao ano anterior, totalizando 459 nascimentos, revelou a ULS do Nordeste.
De acordo com uma publicação divulgada nas redes sociais, em 2024 tinham sido registados 368 partos naquela unidade hospitalar, verificando-se agora um aumento de 24,1%.
A ULS do Nordeste associa este crescimento à melhoria das condições e à modernização do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, num investimento de 713 mil euros, financiado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), ao abrigo do Programa de Incentivo à Qualificação dos Blocos de Parto.
“O aumento do número de nascimentos agora registado constitui um indicador relevante da confiança da comunidade nos cuidados de saúde materna e infantil prestados pela ULS do Nordeste”, pode ler-se na nota publicada.
A intervenção incluiu a requalificação de pavimentos, tetos e caixilharias, a instalação de rede de gases e de um novo sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, bem como a substituição de mobiliário e equipamentos.
Segundo a ULS, as obras permitiram ainda a ampliação e modernização das salas de parto e enfermarias, a melhoria e criação de novos espaços de vigilância, acompanhamento, tratamento e realização de meios complementares de diagnóstico, assim como a beneficiação de áreas de apoio a utentes e de espaços de trabalho e descanso para profissionais.
Os trabalhos decorreram ao longo de 2025.
SO/LUSA
Notícia relacionada
Ordem dos Médicos preocupada com acompanhamento de grávidas por enfermeiros









