27 Out, 2021

“Leading Innovation, Changing Lives”. Médicos analisam contributo da tecnologia na humanização dos cuidados

Evento científico, que vai decorrer a 6 de novembro, pelas 10h30, será também palco da entrega do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

Os benefícios da transformação digital, impulsionada pela pandemia de Covid-19, nos cuidados de saúde, ao nível da eficácia e da eficiência dos recursos, são inegáveis e têm permitido salvar muitas vidas. Mas pensar que a digitalização está relacionada com a humanização na saúde pode parecer um paradoxo.

Para decifrar esta questão, a Conferência Leading Innovation, Changing Lives, organizada pela MSD Portugal, vai juntar, no próximo dia 6 de novembro, médicos de diferentes gerações para debater como pode a tecnologia contribuir para a humanização dos cuidados prestados ao doente. Os profissionais de saúde interessados em participar nesta discussão devem fazer o registo no evento através da plataforma.

A 3.ª edição da Conferência, que vai decorrer num formato híbrido, tem como objetivo proporcionar um momento científico de reflexão, discussão e partilha de experiências, mas também de celebração e reconhecimento da crescente importância da Investigação Científica para o futuro da Medicina em Portugal, com a entrega do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

O evento terá início pelas 10h30, com a participação do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e da Diretora Médica da MSD Portugal, Paula Martins de Jesus, para dar as boas-vindas a todos os participantes.

Sob o mote “Digitalização & Humanização: Uma conversa intemporal com & para os melhores do mundo”, serão analisados os novos tempos e os desafios na prática clínica, com o contributo de um reconhecido painel de convidados, entre eles a Prof.ª Céu Mateus, Presidente da Sociedade Portuguesa de Economia da Saúde, que vai abordar a transição digital na Saúde, analisando o impacto nos sistemas de saúde e nos doentes.

Segue-se um momento de partilha entre médicos formados em diferentes décadas, nomeadamente: a Prof.ª Manuela Carvalheiro, ex-diretora do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia; o Prof. Luís Costa, diretor do departamento de Oncologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte e diretor do Centro Académico de Medicina de Lisboa; o Dr. Hugo Rodrigues, pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho e autor do blogue “Pediatria para Todos”; e a Dr.ª Margarida Santos, interna de Medicina Geral e Familiar na ARS LVT-USF do Arco e autora do podcast “A Curiosidade Salvou o Gato”, que vão dinamizar a discussão desta temática na Mesa Redonda.

Durante a Conferência, serão ainda conhecidos os projetos científicos finalistas e divulgado o Grande Vencedor do Prémio MSD de Investigação em Saúde, uma distinção criada pela MSD, em 2019, com o propósito de reconhecer todo o trabalho e dedicação das equipas médico-científicas no desenvolvimento de projetos de investigação inovadores, com qualidade e com real impacto para o avanço e melhoria da Saúde em Portugal.

Ao longo destes anos, a atribuição do Prémio MSD de Investigação em Saúde tem permitido apoiar a implementação de projetos diferenciadores em Portugal e estimulado a investigação científica junto dos jovens profissionais que seguem a carreira médica.

As inscrições na Conferência Leading Innovation, Changing Lives, destinada a profissionais de saúde, podem ser feitas através do site profissionaisdesaude.pt.

COMUNICADO

ler mais

RECENTES

ler mais