27 Abr, 2021

Lançada nova linha de apoio à preparacão de colonoscopias

A linha de apoio vai contar com uma equipa de profissionais da Europacolon e vai estar disponível nos dias úteis das 9h às 19h.

A Associação De Apoio Ao Cancro Digestivo – Europacolon Portugal, lançou uma linha de apoio à preparação de colonoscopias. A linha tem como objetivo aumentar o sucesso deste tipo de intervenções e evitar a inviabilização no decorrer dos exames.

A linha, que vai funcionar todos os dias úteis das 9h às 19h e surge para ajudar os doentes a esclarecer questões relacionadas com os protocolos de preparação prévia e garantir uma maior taxa de sucesso do exame.

O cancro colorretal, é a segunda principal causa de morte em Portugal, e desenvolve-se devido à produção descontrolada de células da camada de revestimento interior do cólon ou do reto, criando pólipos. À medida que crescem, este pólipos podem transformar-se em cancro, com a capacidade de invadir os tecidos “vizinhos”.

Em comunicado de imprensa, o presidente da Europacolon Portugal, Vítor Neves, alertou para os dados deste tipo de cancro e a importância de o detetar precocemente através da colonoscopia: “Em 2019, foram diagnosticados mais de 10 mil casos de cancro colorretal em Portugal, provocando a morte de 4275 doentes, isto é, mais de 11 doentes por dia. O cancro colorretal quando detetado precocemente pode ser curado em 90% dos casos”.

“Uma colonoscopia para ser concretizada com sucesso tem um protocolo de preparação muito variado e rigoroso, visto que interfere com o quotidiano do doente, logo muitos doentes ainda cometem erros e têm dúvidas, o que leva a que prejudiquem posteriormente o sucesso do exame”.

“Criámos a Linha para tentar inverter esta situação e apoiar as pessoas que vão realizar a colonoscopia e esclarecer as suas dúvidas. Queremos melhorar a taxa de sucesso na realização de colonoscopias e acreditamos que esta Linha será um excelente contributo para isso”, concluiu o Presidente da Associação.

O número da linha é: 960199492.

SO

ler mais

RECENTES

ler mais