Doentes Difíceis e Doentes Muito Utilizadores
Interna de Formação Específica em MGF, USF São João do Estoril, ACeS Cascais

Doentes Difíceis e Doentes Muito Utilizadores

A sessão “Doentes Difíceis e Doentes Muito Utilizadores”, organizada pela Comissão de Internos de Medicina Geral e Familiar de Lisboa e Vale do Tejo, irá decorrer às 16h do dia 1 de outubro durante o 20.º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família da APMGF.

Contará com a minha moderação, enquanto representante da Comissão e do Dr. Victor Ramos, docente convidado da ENSP da NOVA e da Universidade de Évora e Presidente da Fundação para a Saúde –

SNS. Conta-se ainda com o Dr. Rizério Salgado, Assistente Graduado na USF São Julião de Oeiras no ACeS de Lisboa Ocidental e Oeiras, e com o Dr. João Ferreira, Assistente na USF Côrtes D’Almeirim no ACeS Lezíria.

Será em formato de debate, pretendendo-se fluída, através da partilha de experiências e da abertura para a audiência participar livremente.

Este é um tema de elevada complexidade, pelo que, na sua preparação, auscultámos a opinião dos colegas acerca do mesmo, para conseguirmos ir de encontro às suas expectativas.

Há consultas que consideramos “difíceis”, por múltiplos motivos – imputáveis ao doente, ao contexto da patologia ou fase de vida, ou ao próprio médico. De igual forma, identificamos na nossa prática clínica, doentes que consideramos excessivamente utilizadores dos serviços.

Pretende-se refletir sobre estes dois conceitos, debatendo não só a visão do médico, mas também a dos doentes. Tirar o foco dos doentes e apontá-lo para nós, médicos, através do debate e apresentação de estratégias pessoais, ao invés da manipulação do doente ou da situação.

Mais do que catalogar os doentes como difíceis ou muito utilizadores, pretendemos um debate para a reflexão pessoal, sobre como gerimos os doentes em consulta. No fundo, não podemos estar à espera de que sejam os doentes a salvar a consulta e a torná-la agradável. Esse é o nosso papel.

Arriscaremos ainda algumas “take-home messages” com sugestões e estratégias que, mais do que uma “receita”, serão recomendações.

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais