28 Mar, 2022

Depressão e ansiedade custam milhões à economia mundial

A depressão e os transtornos de ansiedade custam anualmente à economia global aproximadamente 1 trilião de euros em perda de produtividade.

O confinamento e distanciamento impostos pela pandemia de Covid-19 teve um forte impacto na saúde mental da população, com implicações inevitáveis na atividade laboral. Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), revelam que a depressão e os transtornos de ansiedade custam anualmente à economia global aproximadamente 1 trilião de euros em perda de produtividade.

O ambiente de trabalho influencia a saúde mental dos colaboradores, sendo reconhecido que as empresas que promovam o bem-estar e o equilíbrio das suas equipas reduzem o absentismo, aumentam a produtividade, o que influencia diretamente os resultados económicos.

Em 2020, apenas 52% dos países membros da OMS cumpriram a meta relativa aos programas de promoção e prevenção de saúde mental, muito abaixo da meta de 80%, de acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde2.

A saúde física, mental e relacional no local de trabalho e a forma como as empresas e os seus líderes podem promover o bem-estar das suas equipas será o tema em destaque na Happy Conference, uma das maiores conferências na área de liderança e desenvolvimento humano, que terá lugar em Lisboa, a 29 de março.

“O principal ativo das empresas são os seus colaboradores e a forma como estes se sentem comprometidos e envolvidos tem um impacto direto na sua produtividade. Com esta conferência, queremos promover e partilhar boas práticas e estratégias que permitam às empresas criar ambientes felizes e saudáveis. Este é um compromisso social que todos os líderes deveriam assumir”, defende Carlota Ribeiro Ferreira, CEO da WIN World, entidade promotora da iniciativa.

O evento, que conta com a participação de Antonija Pacek, Amy Bradley, Minnie Freudhental, Sofia Couto da Rocha e Felipe Gomez, propõe aos participantes uma experiência imersiva e formativa, onde serão partilhados conceitos, estratégias e ferramentas úteis à construção de organizações mais saudáveis e felizes.

Mais informações disponíveis em: www.happycorporationssociety.com.

COMUNICADO

Notícia Relacionada

Depressão pode aumentar em mais de 30% o risco de diabetes tipo 2, alerta estudo

ler mais

RECENTES

ler mais