20 Jan, 2022

Atrasos na construção de novas unidades de saúde fazem esperar utentes de Lisboa

A construção de 14 novas USF em Lisboa é o resultado de um acordo entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo celebrado em 2017.

Algumas das novas unidades de saúde familiar (USF) contruídas em Lisboa que tinham data de inauguração para o terceiro trimestre de 2021 ainda não estão em funcionamento, avança o Público. A construção de novas USF surgiu no âmbito de um acordo entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Celebrada em 2017, a parceria entre estas entidades prevê a construção de 14 novas unidades: Areeiro, Alta de Lisboa, Restelo, Alto dos Moinhos, Alcântara, Beato, Ajuda, Marvila, Benfica (Fonte Nova), Campo de Ourique, Sapadores, Ribeira Nova, Arroios, Telheiras e Parque das Nações.

Fruto da primeira fase do projeto, as unidades da Alta de Lisboa, do Areeiro e do Alto dos Moinhos já se encontram abertas. No entanto, as unidades do Beato, Alcântara, Benfica, Restelo, Marvila e Ajuda ainda não estão operacionais, tendo sido a data de abertura destas últimas três definida para os últimos meses do ano passado.

A empresa municipal encarregada da construção, Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), confirmou atrasos nalgumas intervenções, justificados pela “necessidade de introduzir trabalhos adicionais de arranjos exteriores e acessibilidades na envolvente dos edifícios”, “atrasos na construção de ramais por parte de entidades externas” e ainda “problemas relacionados com a covid-19 dentro dos estaleiros e das obras”.

Ao esclarecer que a responsabilidade do projeto é partilhada com a ARSLVT, uma vez que é desta que também depende a inclusão do equipamento nos espaços e a alocação de meios técnicos, a SRU sugere que as USF do Restelo e de Marvila deverão abrir em fevereiro deste ano. As USF do Beato e da Ajuda serão inauguradas em abril, a de Benfica em maio e a de Alcântara em julho.

SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais