A Enfermagem de Reabilitação e o seu papel na promoção da Longevidade
Enfermeira especialista em Enfermagem de Reabilitação

A Enfermagem de Reabilitação e o seu papel na promoção da Longevidade

A longevidade da população na atualidade resulta de um conjunto de fatores associados a melhores condições de vida e a uma maior consciência sobre a importância da adoção de estilos de vida mais saudáveis.

Neste contexto, a Enfermagem de Reabilitação surge como uma área especializada fundamental, no processo de longevidade, podendo o enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) contribuir, além da reabilitação, na consciencialização da população, exercendo o seu papel de agente promotor de saúde.

Os EEER educam a pessoa sobre a importância da atividade física, alimentação adequada e a gestão de doenças crónicas, capacitando para a adesão a medidas proativas para saúde. Segundo o Regulamento das Competências Específicas do EEER, estes profissionais são responsáveis por conceber, implementar e monitorizar planos de Enfermagem de Reabilitação baseados nos problemas reais e potenciais da pessoa, maximizando o seu potencial funcional e independência.

A Enfermagem de Reabilitação compreende um corpo de conhecimentos e procedimentos específicos, que permitem auxiliar a pessoa com doença aguda, crónica ou com sequelas, maximizando o seu potencial funcional e independência. Os seus objetivos gerais são melhorar a função, promover a independência e a máxima satisfação da pessoa, preservando a sua autoestima. Assim, os EEER intervêm na promoção do diagnóstico precoce e ações preventivas, assegurando a manutenção das capacidades funcionais da pessoa, prevenindo complicações e incapacidades

A Enfermagem de Reabilitação desempenha um papel fundamental na promoção da longevidade com qualidade de vida. Os EEER não apenas ajudam a pessoa a recuperar funções e manter a independência, mas também são educadores e promotores de saúde, capacitando a pessoa a adotar estilos de vida mais saudáveis. Atualmente com o suporte das inovações tecnológicas, como a telemedicina e os dispositivos de monitorização remota, estes profissionais podem oferecer cuidados mais acessíveis e sustentáveis.

Ao integrar conhecimentos específicos, com uma abordagem preventiva e personalizada, a Enfermagem de Reabilitação torna-se assim um pilar fundamental para uma sociedade mais saudável e duradoura.

Referências bibliográficas
Colégio da especialidade de Enfermagem de Reabilitação (2018). Padrões de qualidade dos cuidados especializados em Enfermagem de Reabilitação. https://www.ordemenfermeiros.pt/media/8141/ponto-4_regulamento-dos-padr%C3%B5es-qualidade-ceer.pdf.
Ordem dos Enfermeiros (2010). Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação.
Regulamento n.º 125/2011 de 18 de fevereiro. Diário da República n.º 35- 2.ª série.

Notícia relacionada 

Vigilância de Enfermagem: a garantia da segurança nos Cuidados Perioperatórios

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais