13 Dez, 2018

USF Ilumina dá médico de família a 7.200 utentes

Decorre esta sexta-feira, 14 de dezembro, a cerimónia de abertura da USF Ilumina, em São Domingos de Rana, assinalada o Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, e que contará com a presença de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Aumentar a acessibilidade e satisfação dos utentes, prestando cuidados de saúde de qualidade são os objetivos major da equipa da USF Ilumina. Composta por 4 médicos, 3 enfermeiros e 2 assistentes técnicos, a USF vai dar resposta a 7.200 utentes da freguesia de S. Domingos de Rana, todos os dias úteis, entre as 09 e as 18 horas.

Trata-se de uma equipa jovem, composta por médicos recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar que concorreram a vagas no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cascais para abraçarem este projeto.

Com potencial de crescimento após a realização de obras de expansão a cargo da Câmara Municipal de Cascais, numa segunda fase a USF Ilumina vai integrar 7 médicos, 7 enfermeiros e 5 assistentes técnicos. Nessa altura terá como área geográfica de abrangência as freguesias de S. Domingos de Rana, Parede e Carcavelos, prestará cuidados a um total aproximado de 13.300 pessoas e funcionará das 08 às 20 horas.

A nova unidade vai funcionar no 3º piso do edifício do Centro de Saúde de S. Domingos de Rana, em instalações sujeitas a uma remodelação concretizada pela ARSLVT, no valor de 11.000€. No mesmo edifício funcionam já a USF Emergir e a USF S. Domingos de Gusmão.

A USF Ilumina está integrada no ACES Cascais, que tem como missão e valores a criação de uma rede de Cuidados de Saúde Primários integrados e sustentáveis, adequados às características da população e de proximidade, centrada no respeito pelas necessidades, dignidade e direitos do cidadão, diferenciada pela inovação, personalização, responsabilização e assente nas melhores práticas clínicas. O objetivo consiste em garantir à sua população uma vida mais saudável, mais longa e com maior qualidade.

Com cerca de 241.000 utentes inscritos, o ACES Cascais possui atualmente 12 Unidades de Saúde Familiar (USF), 4 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizadas (UCSP), 2 Unidades de Cuidados de Saúde na Comunidade (UCC), 1 Unidade de Saúde Pública (USP) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP). Tem um Conselho Clínico e de Saúde, uma Unidade de Apoio à Gestão e um Gabinete do Cidadão.

Comunicado/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais