13 Fev, 2026

Guidelines latino-americanas para asma já têm versão portuguesa

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) desenvolveram, em conjunto, a versão em português das recomendações do GEMA (Guía Española para el Manejo del Asma).

Guidelines latino-americanas para asma já têm versão portuguesa

O projeto GEMA, um guia para a abordagem da asma, resulta do trabalho colaborativo de especialistas de 18 sociedades médicas científicas de Espanha, América Latina e Portugal (SPP e SPAIC).  O objetivo do GEMA 5.5 em versão portuguesa é disponibilizar aos profissionais de saúde “um guia prático, baseado em evidência científica, para o diagnóstico, tratamento e seguimento da asma”, avança-se em comunicado.

Para Jorge Ferreira, presidente da SPP e coordenador do GEMA em representação desta sociedade, e Ana Morête, coordenadora do GEMA em representação da SPAIC, “a tradução e adaptação desta versão para português representa um passo decisivo para tornar este instrumento acessível aos profissionais de saúde em Portugal e em toda a comunidade lusófona”.

Continuando: “Mais do que uma versão linguística, este guia pretende ser uma ponte entre comunidades científicas, promovendo a partilha de conhecimento e boas práticas clínicas. Esperamos que esta edição contribua para a melhoria da qualidade assistencial prestada aos doentes com asma nos países de língua portuguesa.”

Segundo Pedro Carreiro Martins, presidente da SPAIC, “as orientações GEMA constituem um importante instrumento para a prática clínica em Imunoalergologia, ao permitirem otimizar a abordagem da asma, à luz da evidência científica mais recente”.

Na sua opinião, a disponibilização de um manual traduzido e adaptado à realidade nacional “elimina eventuais barreiras linguísticas e facilita a utilização desta ferramenta”.

Os dados mais recentes apontam para uma prevalência da asma em 7,1% na população portuguesa, o que significa que cerca de 570.000 portugueses adultos sofrem desta patologia, tornando-a numa das doenças crónicas mais comuns na nossa população.

Maria João Garcia

Notícia relacionada

“68% dos doentes com asma não têm a doença controlada”

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais