27 Nov, 2025

Aveiro passa a dispor de consultas de Cardio-Oncologia

A consulta de Cardio-Oncologia tem como objetivos avaliar o risco cardíaco antes do início dos tratamentos, monitorizar possíveis efeitos adversos durante as terapias e permitir intervenção precoce.

Aveiro passa a dispor de consultas de Cardio-Oncologia

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) passou a disponibilizar consultas de Cardio-Oncologia, dirigidas a doentes oncológicos em tratamento, anunciou a instituição.

Num comunicado enviado à imprensa, a ULS RA explica que esta nova resposta pretende reforçar a vigilância e gestão das complicações cardiovasculares que podem surgir devido às terapias contra o cancro.

Segundo a nota, a consulta de Cardio-Oncologia tem como objetivos avaliar o risco cardíaco antes do início dos tratamentos, monitorizar possíveis efeitos adversos durante as terapias e permitir intervenção precoce em casos de disfunção cardíaca, garantindo também o acompanhamento prolongado após o fim dos tratamentos.

A Cardio-Oncologia é uma área especializada que se dedica à prevenção, deteção e tratamento dos efeitos cardiotóxicos associados a terapias como quimioterapia, imunoterapia ou tratamentos alvo.

Para a diretora clínica da Área Hospitalar, Teresa Vaio, a criação desta consulta representa “um passo estratégico” para a ULS RA, ao permitir melhorar a prevenção, reduzir internamentos evitáveis e evitar interrupções em tratamentos que podem ser curativos.

O aumento da doença cardiovascular, associado à maior sobrevivência dos doentes oncológicos, torna esta intervenção conjunta fundamental”, sublinhou a responsável, destacando que os doentes passam agora a contar com uma verdadeira ‘via verde cardíaca’, que ajuda a prevenir complicações.

Com esta iniciativa, a ULS RA reafirma o seu compromisso com cuidados especializados, integrados e centrados no doente, conclui o comunicado.

SO/LUSA

Notícia relacionada

Prevenção da Fibrilhação Auricular no Doente Oncológico

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais