10 Nov, 2025

Mais de 30 mil crianças já imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório em Portugal

Na campanha anterior de vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório (2024/2025) foram imunizadas 86% das crianças elegíveis, segundo dados da Direção-geral da Saúde.

Mais de 30 mil crianças já imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório em Portugal

Mais de 30.000 crianças foram imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no primeiro mês e meio da atual campanha de vacinação, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS), que considera o resultado “um passo importante” na proteção contra formas graves da doença. “Com este número de crianças já imunizadas, aproximamo-nos do objetivo inicial de proteger cerca de 68 mil crianças elegíveis até 31 de março de 2026”, refere a DGS em comunicado.

Desde o início da Campanha de Imunização Contra o VSR 2025/2026, a 16 de setembro de 2025, foram vacinadas mais de 30.000 crianças em Portugal Continental. Segundo a autoridade de saúde, “este resultado representa um passo importante na proteção dos mais novos contra a doença grave associada ao VSR, cuja época de maior circulação se prevê iniciar em breve”.

A DGS sublinha ainda que a vacinação é “a forma mais eficaz de prevenir complicações e internamentos”, contribuindo para reduzir o impacto desta infeção na procura de cuidados de saúde e para “um inverno com mais saúde”.

A campanha decorre em maternidades dos setores público, privado e social, abrangendo as crianças nascidas entre 16 de setembro de 2025 e 31 de março de 2026. Nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), são também vacinadas as crianças nascidas entre 1 de junho e 15 de setembro de 2025, bem como as que apresentam fatores de risco específicos.

A infeção pelo VSR ocorre com maior frequência nos meses de outono e inverno, coincidindo com a circulação de outros vírus respiratórios e gastrointestinais. Pode provocar doença grave e hospitalizações, sobretudo em crianças pequenas, prematuras ou com condições de saúde que aumentem a vulnerabilidade.

SO/LUSA

Notícia relacionada

Mais de 560 bebés e crianças já imunizados contra vírus sincicial respiratório na Madeira

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais