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Saúde mental no local de trabalho

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Promover uma boa saúde mental no local de trabalho pode ter um enorme impacto nas empresas. A ansiedade, a depressão e outros problemas relacionados com a saúde mental verificam-se cada vez mais em alguns países. Neste contexto, as empresas têm a oportunidade de influenciar positivamente a saúde dos seus colaboradores, dando-lhes algum apoio.

Eis algumas dicas para melhorar o seu bem-estar a nível laboral.

  1. Conexão

As relações sociais são cruciais para o nosso bem-estar. Ao acrescentar valor a um projeto (demonstrando a nossa própria visão ou simplesmente integrando colaboradores talentosos na equipa), fazemos com que se gerem contribuições positivas, que nos farão sentir melhor.

O convívio laboral é uma das necessidades humanas mais fundamentais. Um bom exemplo de promover a conexão é deixar de escrever tantos emails desnecessariamente, optando antes por reunir com os seus colegas presencialmente. A interação face-a-face, mesmo que por breves momentos, permite-nos observar as expressões faciais, ouvir o tom de voz e, assim, compreender melhor a situação em questão.

Um dos motivos que faz com que os emails nos transmitam ansiedade é o facto de exigirem que nós despendamos algum tempo e energia, podendo distrair-nos das nossas outras tarefas, que poderão começar a acumular-se devido ao tempo investido para as respostas de e-mail.

Para conseguir fortalecer as relações no local de trabalho, poderá optar por escrever emails apenas em determinados períodos do dia. O facto de estar menos tempo conectado poderá ajudá-lo a sentir-se mais próximo dos colegas de trabalho que o rodeiam.

Da próxima vez que fizer uma pausa, tenha uma conversa com um colega de trabalho na copa. Pergunte-lhe como foi o seu fim-de-semana e escute-o verdadeiramente. Estes pequenos atos no trabalho podem transmitir-nos sentimentos mais positivos.

  1. Pequenas mudanças, grandes benefícios

Apesar de ser difícil eliminar a ansiedade e o stress das nossas vidas em contexto laboral, tal não é impossível, pois podemos tentar reduzir a intensidade com que sentimos estes problemas. Se identificar que existem dias em que se sente mais stress e ansiedade do que outros, este será à partida o primeiro passo para conseguir fazer uma boa gestão desse problema. Um dos maiores problemas relacionados com a ansiedade é que até as coisas mais simples podem mexer demasiado connosco.

O conhecimento e a aceitação de que esta é uma consequência normal da ansiedade ajudam-nos a aliviar o sentimento. Um bom exemplo de gestão de stress no local de trabalho passa por fazer exercício (dentro e fora do escritório). Se for de metro para o trabalho e verificar que este está constantemente cheio, fazendo com que comece o seu dia de mau-humor e de forma negativa, opte por sair na estação anterior e caminhe até à empresa onde trabalha.

Uma pesquisa feita recentemente pelo PageGroup acerca do transporte diário revelou que, na Europa, os passageiros que optam por ir de bicicleta ou a pé para o trabalho terminam o percurso casa-trabalho menos stressados do que os que o fazem de carro ou de transportes públicos.

Não utiliza os transportes públicos? Não há problema – opte pelas escadas, dedique metade da sua pausa de almoço para passear e apanhar ar fresco, contribuindo assim para a melhoria do seu bom humor. Melhorar a sua saúde mental não exige mudanças drásticas nos seus hábitos quotidianos, pois apenas algumas pequenas mudanças poderão fazer toda a diferença.

  1. Adapte-se ao ritmo e torne-se auto-consciente

Num mundo onde a correria é o normal, por vezes acabamos por nos esquecer de nós mesmos. Refletir e ter autoconsciência ajuda-nos a compreender as emoções e dá-nos tempo para enfrentá-las.

Ter tempo para nos tornarmos mais auto-conscientes altera o nosso raciocínio e também a forma de interação com as outras pessoas. Assim, guarde algum tempo para si. Experimente uma forma diferente de trabalhar ou almoce num sítio novo e diferente, saboreando o momento e permitindo-se ter tempo para refletir acerca das coisas, sem pressa.

O facto de estarmos conectados 24 horas por dia / 7 dias por semana não facilita a nossa vida. Dessa forma, aproveitarmos pequenos momentos e optarmos por novas tarefas diárias é uma ótima forma de nos sentirmos mais calmos e relaxados, bem como mais capazes de desfrutar e compreender melhor as pessoas à nossa volta e o nosso ambiente de trabalho.

  1. Crescimento pessoal contínuo

A atenção plena e o convívio com os colegas são bastante importantes para a nossa saúde mental, o que resulta numa contínua aprendizagem. Ninguém sabe tudo, nem mesmo os especialistas.

Se dedicarmos o nosso tempo a aprender mais, alcançaremos um maior propósito no mundo e, se formos capazes de aplicar tudo o que aprendemos em reuniões, discussões ou até mesmo nas restantes tarefas laborais, sentir-nos-emos mais satisfeitos.

Aprender a cozinhar, ter novos hobbies ou até mesmo inscrever-se num curso de línguas poderá aumentar o seu leque de competências, mas, mais importante do que isso, irá trazer-lhe uma maior sensação de bem-estar e de autorrealização.

  1. Preparação dos líderes e colaboradores para a mudança

Enquanto a saúde mental se torna cada vez mais presente na sociedade e no local de trabalho, os colaboradores, gestores, e decisores concordam com a necessidade de se ter cargos adequados para solucionarem os problemas. No passado, estas questões passaram despercebidas e levaram ao absenteísmo e diminuição da produtividade. À medida que as sociedades vão tendo mais consciência e abertura para aceitar estas questões, especialmente à medida que mais e mais pessoas começam a encontrar o seu caminho, acabam com o sofrimento silencioso, abordando as questões que os afetam. Assim, as empresas passarão por uma transformação verdadeiramente positiva, uma vez que levará, sem dúvida, a uma força de trabalho mental mais saudável, produtiva, feliz e capaz de gerir os níveis de stress, ansiedade e depressão.

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