18 Nov, 2016

VI Workshop de Boas Práticas de Governação debate “Caminhos para a implementação”

Este ano, o Workshop tem como tema “Caminhos para a implementação” e pretende analisar os resultados obtidos pelos projetos inovadores, já ativos no terreno, e discutir estratégias de replicação dos mesmos, em outras regiões do país

A Novartis vai organizar, pelo sexto ano consecutivo, o Workshop “Boas Práticas de Governação”, um programa que possibilita aos agrupamentos de centros de saúde (ACES) e hospitais de todo o país desenvolver a formação dos seus profissionais ao nível das competências de gestão e implementar projetos relevantes para a comunidade de utentes beneficiando de apoio técnico especializado da NOVA School of Business & Economics, informou a empresa em comunicado.

Este ano, o Workshop tem como tema “Caminhos para a implementação” e pretende analisar os resultados obtidos pelos projetos inovadores, já ativos no terreno, e discutir estratégias de replicação dos mesmos, em outras regiões do país. A iniciativa realiza-se no próximo dia 24 de novembro, entre as 10h30 e as 15h30, nas instalações da Novartis, no Taguspark, em Oeiras.

Para Cristina Campos, Diretora-Geral da Novartis Portugal “Esta iniciativa é o espelho do nosso compromisso, empenho e dedicação na procura de caminhos que sejam inovadores e que possam potenciar a excelência dos nossos profissionais de saúde e dos cuidados médicos, em Portugal, com benefícios reais e impacto direto na melhoria da qualidade de vida dos doentes”.

As soluções de articulação entre cuidados de saúde primários e hospitalares passam muitas vezes pela replicação de boas práticas desenvolvidas localmente. A Novartis desenvolveu o programa “Boas Práticas de Governação”, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, para proporcionar aos participantes uma oportunidade de acesso a um plano curricular desenvolvido pela universidade e que lhes garante as bases teóricas e o acompanhamento necessário ao desenvolvimento de projetos.

O VI Workshop de Boas Práticas de Governação pretende ser um fórum de discussão anual para apresentação dos trabalhos desenvolvidos. Os projetos em destaque, selecionados em cada uma das ARS e em áreas prioritárias de intervenção são, este ano, os seguintes:

Prioridade à vida no cancro colo-rectal
ARS Alentejo; ACES Alentejo Central, Hospital do Espírito Santo de Évora

GIDO: Gestão integrada do doente oncológico
ARS Norte, ACES Espinho/Gaia, IPO Porto; EM Cova da Beira; ARS Centro, ACES Cova da Beira, Centro Hospitalar Cova da Beira, Universidade da Beira Interior

Saber viver…com a Diabetes
ARS Norte, Unidade Local de Saúde do Alto Minho; Figueira Respira – circuito do utente com fatores de risco para DPOC; ARS Centro, Câmara Municipal da Figueira da Foz, ACES Baixo Mondego, Hospital da Figueira da Foz

Elos da insuficiência cardíaca
ARS LVT, ACES Lisboa Ocidental e Oeiras, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental

 

 

 

ler mais

RECENTES

ler mais