Vasco Cordeiro quer reforçar incentivos para a fixação de médicos nos Açores
A solução para a "carência de médicos", segundo o presidente do Governo dos Açores, seria a fixação dos médicos que estão em formação no arquipélago
O presidente do Governo dos Açores admitiu a necessidade de reforçar o sistema de incentivos à fixação dos médicos, de modo a combater as listas de espera no arquipélago.
Em entrevista à RTP/Açores, após os primeiros dias de governação, Vasco Cordeiro reconheceu a necessidade de atrair mais médicos para a região. “Aquilo que teremos é de alterar esse sistema de incentivos, no sentido de garantir esse objetivo final”, explicou o chefe do executivo, esclarecendo que, atualmente, existem perto de quatro dezenas de médicos em formação nos Açores, que estarão aptos a exercer a partir de 2019/2020.
“A economia açoriana está a criar emprego, num trajeto de retoma que temos vivido a outros níveis”, realçou o presidente do executivo açoriano, admitindo, no entanto, não estar satisfeito com uma “taxa de desemprego de 10,7%”.
Confrontado com a existência de um número elevado de açorianos em programas ocupacionais, Vasco Cordeiro disse que “há uma confusão” entre programas ocupacionais e programas de fomento de emprego.
LUSA/SO