27 Jan, 2017

Universidade Nova reúne stakeholders da saúde para debater medição da qualidade dos cuidados de saúde no SNS

“Medição dos cuidados de saúde baseada em valor” é o […]

“Medição dos cuidados de saúde baseada em valor” é o tema da Conferência ICHOM em Portugal que se realiza nos dias 10 e 11 de fevereiro na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. A iniciativa conjunta da Nova School of Business and Economics, da Nova Medical School e do Centro Hospitalar de Lisboa Central junta em dois dias os mais importantes stakeholders da saúde em Portugal, bem como alguns nomes da saúde a nível internacional, informa a instituição em comunicado.
Adalberto Campos Fernandes, Manuel Delgado, Marta Temido, Ana Rita Cavaco, Ricardo Baptista Leite, Isabel Vaz, José Maria Laranja Pontes, Joaquim Cunha, Rui Raposo, Fernando Fragateiro ou António Vaz Carneiro são alguns dos nomes que vão constituir os vários painéis de debate.
Este encontro conta também com Christina Åkerman, Presidente do ICHOM – International Consortium for Health Outcomes Measurement, Martin Ingvar, do Karolinska, Diane Bell, Diretora do PA Consulting Group para o setor da saúde, Paulo Gonçalves, Partner e Managing Director do The Boston Consulting Group Espanha e Maartje Schouwenburg, Cofundadora e Membro do Conselho de Administração da Value in Care, entre outras personalidades da saúde mundial.
Para João Marques Gomes, CEO da Nova Healthcare Initiative e investigador de gestão e economia da saúde na Nova SBE, “a iniciativa pretende lançar o debate e alertar os principais representantes da saúde em Portugal para a necessidade de existirem padrões de medição da qualidade dos serviços de saúde prestados no Sistema Nacional de Saúde ou Serviço Nacional de Saúde (SNS). Todos sabemos o número de consultas realizadas, o número de cirurgias ou o número de internamentos. Mas não sabemos se esses cuidados prestados foram de qualidade e se resultaram em benefício para o doente e é isso que esta iniciativa vem propor”.
ICHOM é o acrónimo de International Consortium for Health Outcomes Measurement. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, fundada por três instituições mundialmente reputadas – Harvard Business School, Karolinska Institute e The Boston Consulting Group, nos Estados Unidos da América.
O ICHOM tem como objetivo transformar os sistemas de saúde a nível mundial, através da mediação e avaliação dos resultados observados nos pacientes, sendo estes resultados fundamentais para medir a qualidade dos cuidados de saúde prestados.

MMM

ler mais

RECENTES

ler mais