20 Fev, 2017

Universidade de Coimbra numa parceria em tecnologia para o rastreio ocular a diabéticos

O Retmarker Screening é uma tecnologia portuguesa que se tem destacado na implementação de programas eficientes de rastreios oculares a diabéticos

A Universidade de Coimbra (UC) vai assinar, na quarta-feira, um Acordo de Licenciamento com a Retmarker, spin-off do Grupo Critical, focada em oftalmologia.

O acordo serve para consolidar a parceria iniciada em 2013 para a criação de uma tecnologia com o objetivo de identificar lesões na retina em pacientes diabéticos, de forma automática, através de imagens oftalmológicas.

A Universidade de Coimbra foi desafiada pela Retmarker a criar uma tecnologia automática capaz de analisar de forma mais eficiente, imagens da retina, em fotografias com características muito variáveis e, muitas vezes, de baixa qualidade como as que são obtidas em Rastreios de Retinopatia Diabética.

O Retmarker Screening é, assim, um novo método automático de deteção de lesões na retina, fazendo uma primeira despistagem das imagens que os pacientes diabéticos devem realizar todos os anos. O método foi desenvolvido pela equipa de Isabel Narra Figueiredo, do Departamento de Matemática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

O projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tem como objetivo vir a ser utilizado em Programas de Rastreio de Retinopatia Diabética.

Isabel Narra Figueiredo afirma que “este método identifica automaticamente com elevado grau de fiabilidade a existência de micro-aneurismas, hemorragias e lesões brancas, em imagens da retina, que são os primeiros sintomas da Retinopatia Diabética”.

João Diogo Ramos, Diretor Executivo da Retmarker, revela que têm sido realizados estudos complementares ao longo dos anos, tanto pela UC como por independentes, que confirmam a eficácia do novo método.

A Retinopatia Diabética é uma complicação da diabetes e a principal causa de cegueira evitável no ocidente. Desenvolve-se sem manifestações de sinais ou sintomas e evolui lentamente até atingir uma fase avançada. Na maior parte dos casos, pode ser evitada com um bom controlo metabólico e um tratamento atempado.

Segundo um responsável da Retmarker “menos de 10% dos diabéticos necessitam de ser referenciados para consulta de especialidade. Existe por isso um elevado investimento de tempo e recursos na identificação dos casos relevantes e este é um problema onde a tecnologia pode ajudar e que justifica a aposta da Retmarker”.

Comunicado de Imprensa/SO

 

Msd - banner_final

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais