19 Dez, 2017

Uma em cada 20 neoplasias é causada por diabetes e adiposidade

O estudo, publicado na revista "Lancet Diabetes & Endocrinology", é o primeiro a estimar, a nível mundial, os índices de cancro causados pela diabetes só e pela combinação desta com o alto índice de massa corporal (IMC).

Da autoria de Jonathan Pearson-Stuttard do Imperial College London, o estudo revela que cerca de 6% de todas a neoplasias (aproximadamente, 800 mil casos, no mundo) foram causadas pela diabetes tipo 2 e o excesso de peso, no ano 2012, sendo que a adiposidade foi responsável por quase o dobro dos casos.

O grupo de investigadores destaca o papel fundamental da diabetes como causa do cancro em todo o mundo, nomeadamente nos países com rendimentos mais baixos, onde, crescem cada vez mais os casos de pessoas com obesidade, diabéticas e os casos de cancro.

“Enquanto a obesidade tem vindo a ser associada ao cancro há muito tempo, a conexão entre a diabetes e o cancro foi estabelecida muito recentemente”, salienta o autor principal do estudo. “O nosso estudo mostra que a diabetes, sozinha ou em combinação com o excesso de peso, é responsável por centenas de milhares de casos de cancro por ano, em todo o mundo”, acrescentou.

O grupo de investigadores afirma que, se o número de pessoas com diabetes e excesso de peso continuar a crescer, os índices de cancro associados a esta combinação de fatores irão aumentar mais de 30% nas mulheres e 20% nos homens, em 2035.

Pearson-Stuttard faz o alerta para que os profissionais de saúde estejam atentos a estes fatores, uma vez que as as características dos pacientes com cancro estão a evoluir em todo o mundo.

SO/SF

 

 

ler mais

RECENTES

ler mais