23 Dez, 2017

Tenho Diabetes! Como posso fazer uma alimentação saudável neste Natal?

Com tanta azáfama no Natal com as prendas, os preparativos para receber a família, será que consigo fazer uma alimentação saudável durante esta época festiva? Claro que sim!

Sabemos que cerca de 13% da população portuguesa tem diabetes, sendo que na sua maioria se trata de Diabetes Tipo 2. Na grande maioria dos casos, esta situação pode ser prevenida praticando estilos de vida saudável: ter uma alimentação completa, equilibrada e variada e praticando exercício físico regularmente. Estas recomendações mantêm-se durante esta época natalícia, para que possamos disfrutar de muitos mais Natais com as nossas famílias. Para quem tem Diabetes Tipo 1, acresce fazer os ajustes necessários à insulina, vendo com o médico qual a melhor forma de o fazer.

Quais as dicas para ter um Natal mais saudável e manter as glicemias controladas?

  • Fazer pequenas refeições várias vezes ao dia, o que vai saciar a fome e evitar “atacar” os doces e salgados que permanecem colocados em cima da mesa;
  • Começar a refeição principal com uma sopa de legumes ou uma salada, evitando comer demasiado no prato principal e na sobremesa;
  • Evite os fritos e a gordura em excesso, apostando em alimentos grelhados, cozidos e feitos no forno;
  • Beba água e/ou chás quentes ao longo do dia. Para acompanhar a refeição, modere o consumo de bebidas alcoólicas, e opte por água ou sumos naturais.
  • Se seguir as indicações anteriores, quando chega à parte da sobremesa, já não sentirá muita fome. Sendo que algumas receitas possam ser alteradas para uma versão mais saudável, cortando no açúcar e na gordura adicionados, a palavra-chave nesta altura da refeição (como em qualquer outra) é moderação. Podemos encontrar diversas receitas de sonhos e rabanadas feitas no forno em vez de fritas, e podem ser polvilhadas com uma mistura de adoçante natural e canela em vez de açúcar ou caldas, por exemplo.
  • Aproveite para passear com a sua família. Seja um passeio de 15 minutos ou uma brincadeira com as crianças no parque, o importante é mexerem-se e incutirem às gerações mais novas o prazer de praticar desporto e brincar, talvez até para estrearem os presentes de Natal.

Como pode ver por estas recomendações, é possível ter uma alimentação saudável durante a época natalícia, e que este tipo de alimentação deve ser seguida não só por quem tem Diabetes, mas por toda a população.   Os estilos de vida saudável permitem ter uma vida mais longa, mais feliz e com mais qualidade e prevenir não só a Diabetes Tipo 2 mas também doenças cardíacas e respiratórias.

Desejo a todos um ótimo e saudável Natal!

 

Jenifer Duarte

Nutricionista e Voluntária da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal

 

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