6 Out, 2017

Técnicos de diagnóstico avançam para greve por tempo indeterminado a partir de 19 de outubro

Depois de reunir com a Comissão Parlamentar da Saúde, o Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde (STSS) vai avançar com uma greve nos dias 12 e 13 de outubro e, a partir do dia 19 do mesmo mês, por tempo indeterminado.

Após a reunião de quarta-feira com a Comissão Parlamentar da Saúde, na Assembleia da República, o Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde (STSS) afirma ver-se “obrigado a avançar com a greve nos dias 12 e 13 de outubro e, a partir do dia 19 do mesmo mês, por tempo indeterminado”. Esta decisão foi tomada depois de vários esforços por parte do sindicato para retomar as negociações com o Ministério da Saúde, sem êxito. O STSS faz um balanço profundamente negativo de todo o processo negocial.

“Perante a falta de resposta e do cumprimento do protocolo negocial que o Ministério da Saúde apresentou ao STSS, este Sindicato acaba de decretar a Greve por Tempo Indeterminado a partir do dia 19 de outubro”, declara Almerindo Rego, presidente do STSS.

Algumas das razões apresentadas pela estrutura sindical para a realização destes protestos prendem-se com a violação do acordo negocial firmado sobre os diplomas de carreira em reunião de Conselho de Ministros, diminuindo a quota de 30% de lugares de topo de carreira para 15%; as assimetrias no tratamento de favor dos nutricionistas, que têm uma formação igual à dos TSDT; e as assimetrias das carreiras na saúde.

 

SO/SF

 

ler mais

RECENTES

ler mais