SNS vai ter centro de diagnóstico em Lisboa ainda este ano
A criação deste centro de diagnóstico do SNS pretende ajudar a contornar o problema que ainda constitui a realização de exames complementares nos serviços públicos de saúde
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ter este ano um centro de diagnóstico em Lisboa para realizar exames, respondendo a pedidos de hospitais e centros de saúde.
Na comissão parlamentar de Saúde, o ministro da Saúde anunciou que já este ano irá abrir o primeiro centro integrado de diagnóstico e terapêutica do SNS, que irá realizar vários tipos de exames e análises.
“Vai ser instalado no Parque do [Hospital] Pulido Valente este ano. Estão a ser feitos os estudos preparatórios. Numa linguagem simples, é uma clínica de diagnóstico do SNS. Pretende-se ter no país vários núcleos destes, onde se concentrem respostas de meios complementares de diagnóstico e terapêutica para responder aos hospitais que criem este modelo e também para os centros de saúde”, afirmou o ministro Adalberto Campos Fernandes em declarações aos jornalistas no final da sessão com os deputados.
O ministro lembrou que está a ser finalizada a legislação para reduzir o tempo máximo de resposta garantida no caso de cirurgias, estabelecendo também tempos máximos para os meios complementares de diagnóstico.
Pretende-se que os meios de diagnósticos possam ser feitos como produção adicional, à semelhança daquilo que acontece nas cirurgias.
Os hospitais contratualizam com as administrações de saúde a sua produção, estipulando metas para a produção base e para a produção adicional. A produção que excede o valor base contratado favorece o hospital em termos de financiamento.
LUSA/SO