Simposium DHC lança uma nova ferramenta para Farmácia Hospitalar

A Simposium DHC acaba de anunciar o lançamento de uma nova ferramenta para Farmácia Hospitalar, o Simposium Hospitalar, uma plataforma especificamente desenvolvida para responder às necessidades dos Farmacêuticos Hospitalares

A Simposium DHC acaba de anunciar o lançamento de uma nova ferramenta para Farmácia Hospitalar, o Simposium Hospitalar, uma plataforma especificamente desenvolvida para responder às necessidades dos Farmacêuticos Hospitalares nas suas atividades diárias de gestão do Medicamento.

O Simposium Hospitalar congrega informação sobre medicamentos, produtos de saúde, dados administrativos, monografias de princípios ativos, módulos de interações medicamentosas, LASA (Look-Alike, Sound-Alike), Medicamentos de Alerta Máximo, entre muitos outros conteúdos e funcionalidades indispensáveis à atividade diária daqueles profissionais de saúde.

A nova plataforma pretende colmatar a ausência de soluções nesta área, aproveitando todo know-how e a vasta experiência no desenvolvimento de soluções digitais dirigidas a profissionais de saúde da Simposium DCH.

Oficialmente lançada em maio, a plataforma Simposium Hospitalar resultou da identificação de necessidade específicas, por satisfazer, na área da Farmácia Hospitalar. Segundo os responsáveis do projecto, “tratando-se de uma área muito específica, as plataformas existentes da Simposium DHC, não respondiam a todas as necessidades destes profissionais”, pelo que se tornou imprescindível desenvolver uma nova ferramenta que suprisse as lacunas detectadas e que funcionasse de forma independente de qualquer estrutura ou software, possibilitando assim um acesso simples e imediato a partir de qualquer computador com acesso web”.

Quem tem acesso e como proceder para aceder

A plataforma Simposium Hospitalar destina-se a Farmacêuticos Hospitalares que deverão manifestar o seu interesse através de mensagem de e-mail para o endereço geral@simposium.pt. No pedido de adesão, os interessados deverão disponibilizar os seus dados profissionais (número de carteira profissional e instituição de saúde onde exercem) de forma a que seja possível validar o registo.

Numa primeira fase, a Simposium DCH está a convidar todos os Farmacêuticos a acederem, de forma completamente gratuita, à nova plataforma. Esta primeira licença gratuita tem por objetivo permitir que os profissionais possam conhecer e explorar a plataforma, por um lado e a recolha, por parte da Simposium DCH, de contributos dos utilizadores  de modo a poder aperfeiçoar a ferramenta, por outro.

Que conteúdos pode encontrar

No Simposium Hospitalar os utilizadores poderão encontrar diversos conteúdos e funcionalidades. Desde conteúdos usuais associados aos medicamentos autorizados e comercializados em Portugal, bem como relativos a outros produtos de saúde como suplementos alimentares, produtos cosméticos e de higiene corporal, dispositivos médicos, alimentação, entre outros.

Paralelamente, é disponibilizada informação referente às denominações comuns internacionais (DCI), particularmente, as indicações terapêuticas, contraindicações, interações medicamentosas e Aaimentares, efeitos indesejáveis, entre outros.

Para além desta informação, o utilizador tem ainda à sua disposição no Simposium Hospitalar o LASA (Look-Alike, Sound-Alike): identificação das DCIs, que de acordo com a norma da Direção-Geral de Saúde, apresentam risco de utilização inerente à sua ortografia ou fonética semelhante.

O Simposium Hospitalar permite ainda aceder a informação sobre medicamentos de alto-risco, identificando os medicamentos que, de acordo com a norma da Direção-Geral de Saúde, apresentam um risco elevado de causar danos significativos ao doente por falha no seu processo de utilização.

Outra das ferramentas integradas na nova plataforma é a de análise de prescrição, que visa auxiliar o farmacêutico no processo de validação da prescrição médica, através da identificação de interações medicamentosas e alimentares, alertas de contraindicações e precauções, em função do perfil do doente definido. E informação sobre preparação de injetáveis, relativa à estabilidade, forma de preparação e administração ou ainda as compatibilidades e incompatibilidades descritas na bibliografia de referência.

Finalmente, O Simposium Hospitalar oferece aos utilizadores calculadoras de saúde, indicadas para a avaliação de medidas antropométricas, avaliação da função renal, de nutrição e necessidades energéticas bem como guidelines, equivalentes terapêuticos, equivalentes internacionais, sobredosagem, comparador de DCI, favoritos, conteúdos informativos, entre outros.

SO

 

ler mais

RECENTES

ler mais