27 Fev, 2018

Semelhança entre demência e depressão nos idosos atrasa diagnóstico

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra (UPPC) disponibiliza uma consulta de gerontopsiquiatria dirigida a pessoas mais velhas com sintomas emocionais, comportamentais ou cognitivos associados ao envelhecimento. A consulta é coordenada por um psiquiatra com prática específica na área com o apoio de uma equipa multidisciplinar

De acordo com Joaquim Cerejeira, Diretor Clínico da UPPC, “embora frequente, a depressão nas pessoas mais velhas é difícil de reconhecer, pois os próprios doentes negam muito frequentemente ter sintomas de depressão (como perda de apetite, falta de interesse, energia e motivação para fazer atividades sociais, ansiedade, sentimento de inutilidade, perturbações frequentes do sono, sintomas de culpa e baixa autoestima). Por outro lado, a semelhança entre os sintomas de depressão com os de demência conduz, muitas vezes, a um diagnóstico tardio”, afirma, citado em comunicado.

O especialista acrescenta ainda que “a demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa. Os sintomas iniciais de demência incluem perda de memória frequente e progressiva; confusão; alterações da personalidade; apatia e isolamento; e perda de capacidade para a execução das tarefas diárias. Com o agravamento da doença verifica-se agitação, comportamento motor aberrante, ansiedade, exaltação, irritabilidade, depressão, delírios, alucinações e alterações do sono ou do apetite”.

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra tem por missão contribuir para o bem-estar da população através da oferta de cuidados de saúde, de atividades de formação e de investigação, na área da Psiquiatria e saúde mental, de acordo com padrões de referência internacionais.

COMUNICADO/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais