Saúde e ciência em debate na Alfândega do Porto

“Os diferentes olhares na Oncologia” é o tema em discussão no XIII Ciclo de Conferências do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) da CESPU, que se realiza nos próximos dias 30 e 31 de março na Alfândega do Porto

O debate conta com a presença de investigadores especializados e recebe o contributo de oncologistas de referência do IPO-Porto. A conferência precede as Jornadas Científicas do IUCS das áreas das Ciências Farmacêuticas, da Psicologia, das Ciências da Nutrição, das Ciências Forenses e da Medicina Dentária.

“O objetivo deste evento é propiciar um espaço de debate e cooperação a todos aqueles que têm como objetivo primordial a promoção da saúde”, afirma Jorge Brandão Proença, Reitor do IUCS.

O evento pretende reunir, no mesmo espaço, os profissionais das áreas científicas, académicas e da saúde, e promete ser um fórum multidisciplinar de reflexão, partilha e atualização técnico-científica. São cinco Jornadas, mais de vinte palestras e cerca de 50 palestrantes, de áreas tão diversas como medicina, psicologia, bioquímica ou farmácia.

O “II Congresso da Associação Portuguesa de Ciências Forenses” e as “Jornadas Científicas do Departamento de Ciências do Instituto Universitário de Ciências da Saúde” realizam-se em simultâneo, numa organização conjunta da Associação Portuguesa de Ciências Forenses e da Associação de Estudantes do IUCS.

Em debate estão os temas mais relevantes e atuais do panorama forense, como o flagelo dos canabinóides sintéticos e as lesões por asfixia, intoxicação ou armas de fogo. A discussão reúne os profissionais das áreas forenses, clínicas e bioquímicas, e tem já garantida a presença de investigadores internacionais.

“O objeto de estudo das ciências forenses é, num sentido lato, a pessoa enquanto vítima de violência. Isto traduz-se num desafio constante de adaptação e modernização por parte dos profissionais forenses, bem como numa necessidade permanente de construir pontes e sinergias com as áreas clínicas e bioquímicas. A realização deste congresso vem responder a esta urgente necessidade de aproximação e cooperação”, considera Ricardo Dinis-Oliveira, Presidente das Jornadas Científicas de Ciências.

As inscrições para o evento terminam amanhã.

Comunicado de Imprensa/SO

 

 

ler mais

RECENTES

ler mais