Projeto social intergeracional em quartel do Porto

A Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM), da congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, no Porto, anunciou hoje que está a desenvolver um projeto social intergeracional, que pretende sediar no quartel de S. Brás, atualmente desativado

José Manuel Silva, presidente da direção da ESSSM, revelou que estão a decorrer conversações com o Ministério das Finanças para chegar a um acordo quanto à cedência ou aquisição do quartel militar, localizado nas proximidades da escola.

“Este projeto visa a criação de um centro de desenvolvimento social que se chama intergeracional porque queremos alojar numa unidade residencial idosos e estudantes, assim como incluirá uma unidade de serviços partilhados, para apoiar pessoas carentes aqui da zona, e uma unidade ocupacional”, explicou José Manuel Silva.

Para a concretização do Projeto de Desenvolvimento Social e Intergeracional VintAGEING, nas suas múltiplas valências, “é indispensável a cooperação do Estado e dos parceiros – nomeadamente da autarquia”, sublinhou.

De acordo com o responsável, pretende-se dotar a cidade do Porto de “uma nova resposta social alinhada com as soluções mais atuais no contexto das práticas do envelhecimento ativo e saudável e integrada nas preocupações do consórcio Porto4ageing”, de que a ESSSM é uma das entidades fundadoras.

“Queremos que seja um projeto interessantes para todas as partes. O Ministério tem o quartel desativado e a degradar-se e a Câmara do Porto tem interesse em criar equipamentos sociais para cidade porque há o problema do envelhecimento da população que é preciso encarar. Nós temos interesse em expandir a nossa atividade e também contribuir para este projeto social da cidade”, afirmou José Manuel Silva.

Para o desenvolvimento do VintaGEING, a ESSSM vai procurar também estabelecer parcerias com a Santa Casa da Misericórdia, União de Freguesias do Centro Histórico, Junta de Paranhos, Centro de Saúde do Covelo, PSP, paróquia do Marquês, faculdades de Medicina, Psicologia e Nutrição da Universidade do Porto, Politécnico do Porto, farmácias da área de implementação o projeto e Centro Regional de Segurança Social, entre outras.

Neste momento, a escola tem em curso um subprojeto VintAGEING 65+, de frequência gratuita, que tem como objetivo central a promoção de hábitos de vida saudáveis com consequente prevenção e controlo de doenças crónicas não transmissíveis e suas possíveis complicações na população idosa, além da socialização dos mesmos na comunidade local.

Disponibiliza ações de orientação para uma mudança no estilo de vida através de intervenção educativa interdisciplinar e de incentivo à prática de exercício físico, de forma estruturada e orientada, com vista à manutenção da funcionalidade e independência, utilizando para tal recursos locais, académicos, institucionais, políticos, sociais e comerciais.

A Escola Superior de Saúde de Santa Maria é uma instituição de ensino superior privado, propriedade da Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora. Tem como objetivos fundamentais a formação científica, deontológica e profissional de enfermeiros e fisoterapeutas a nível de formação de base, de pós-graduação e pós-licenciatura e a promoção do desenvolvimento de atividade de saúde.

LUSA/SO/SF

 

Msd - banner_final

ler mais

RECENTES

ler mais