27 Nov, 2017

Projeto Europeu dedicado à Trissomia 21 apresentado em Santarém

O #TV T21 COMmunity# foi apresentado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, nos dias 20 e 21 de novembro.

O projeto europeu promove a inclusão social e a empregabilidade dos jovens com Trissomia 21, através do turismo e das competências digitais.

Ao longo dos dois dias promoveu-se o diálogo aberto e as relações sociais com e entre estes jovens, de forma a chamar a atenção para as necessidades adicionais que têm. Através da interação social pretendeu-se facilitar a sua integração, quer em sociedade, quer na procura do seu primeiro emprego. Para além disso, o foco deste projeto passa por promover e fomentar o Património Cultural Europeu, com a promoção de atividades turísticas e artísticas, a requalificação em termos de diversidade cultural, audiovisual e e-skills em áreas setoriais.

Desde 2012, ano em que o Parlamento Europeu aprovou uma declaração referente aos portadores de Síndrome de Down, que a União Europeia se foca em campanhas de sensibilização e em reunir os máximos recursos a fim de ajudar organizações sem fins lucrativos e associações que trabalham na área, tentando marcar a diferença e apoiar quem precisa.

Maria Potes Barbas, uma das responsáveis do projeto, afirma que “há imensos jovens adultos que estão agora a começar a dar os primeiros passos na carreira profissional e que encontram vários obstáculos, muitos relacionados com as relações sociais. Este projeto ajuda jovens com Trissomia 21, promovendo a sua inclusão social através de vários workshops de temas como a fotografia, a música, a artes plásticas e outras como a do cabelo e maquilhagem. O importante é que estas pessoas não se sintam excluídas e que possam levar a sua vida da mesma forma que a maioria. Queremos também sensibilizar todos os que diariamente lidam com indivíduos possuidores do síndrome e assim, passarmos uma mensagem para o resto dos cidadãos de que ajudar importa”.

Destinado não só a quem tem Síndrome de Down, mas também a professores, profissionais e familiares/amigos que têm de conviver com estes jovens adultos este projeto dá ferramentas essenciais para os ajudar a levar a vida quotidiana.

Veja aqui o vídeo »

 

Comunicado/SO

 

ler mais

RECENTES

ler mais