10 Nov, 2017

Profissionais dão dicas a crianças, pais e colaboradores para alimentação equilibrada

Uma equipa de profissionais do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira dinamiza palestras de sensibilização sobre a problemática da diabetes, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro.

Dirigidas a crianças, pais e colaboradores, estas ações de prevenção para a saúde realizam-se na Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota, ministradas pela enfermeira Ana Rosa da Consulta Externa do HABLO, unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), e com o apoio da Unidade de Nutrição e Dietética do CHL.

“Queremos dar a conhecer a importância de uma alimentação equilibrada e orientar para escolhas mais saudáveis, e sensibilizar os funcionários e educadores da instituição, e os pais, para a diabetes, de forma a serem agentes ativos na manutenção de hábitos de vida saudável”, salienta Isabel Costa, enfermeira-chefe no HABLO. “Este ano considerámos oportuno fazer uma campanha de sensibilização em meio escolar, com aposta na criação de hábitos de vida saudável, uma vez que a mudança de hábitos em adulto é extremamente difícil, nomeadamente junto da população já diabética”, reforça.

Na terça-feira, dia 14 de novembro, a sessão é dedicada aos colaboradores e educadores da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota, e no dia 16 a equipa do HABLO fala para as crianças a partir dos seis anos que frequentam o ATL da instituição. No dia 17 de novembro, a palestra é dirigida aos pais das crianças.

Segundo o relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes de 2017, a prevalência total da diabetes é de 13,3%. Um estudo feito entre 2013 e 2014 realizado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil revela que 33% das crianças entre os dois e os 12 anos tem excesso de peso, das quais 16,8% são obesas. Portugal está entre os países da Europa com maior número de crianças afetadas por esta epidemia.

Comunicado/SO

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais