Presidente da República visita Associação Alzheimer Portugal

No dia em que se assinala mundialmente a Doença de Alzheimer, Marcelo Rebelo de Sousa vem consciencializar a população para a problemática das demências que afetam mais de 180 mil pessoas

O Presidente da República vai visitar hoje a Associação Alzheimer Portugal no âmbito do Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

José Carreira, presidente da Alzheimer Portugal, garante que o objetivo da associação é tornar as demências numa prioridade de saúde pública e reivindicar a criação de um Plano Nacional para as Demências para que os doentes e as suas famílias possam ter acesso a acompanhamento e cuidados específicos, de qualidade e em condições de equidade.

“Queremos, porém, enfatizar que o tempo das pessoas e respetivas famílias já afetadas pela demência nem sempre é compatível com os tempos demorados de decisão política. A inexistência presente de um Plano não poderá nunca ser razão para desinvestir na melhoria possível e continuada dos cuidados já existentes”, acrescenta.

No início deste mês, Marcelo Rebelo de Sousa participou na campanha “Memórias para Guardar”, promovida pela associação, onde recordou a sua memória mais querida em vídeo.

A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, constituída com o objetivo específico de promover a qualidade de vida dos doentes e dos seus familiares e cuidadores.

A Organização Mundial da Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número este que pode atingir 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer tem um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.

SO/SF

 

ler mais

RECENTES

ler mais